Para Manuela, apoio do PT em Porto Alegre aproximaria PC do B de Haddad em São Paulo

Maria Denise Galvani

do UOL, em São Paulo

  • Divulgação/Insper

A deputada federal e pré-candidata do PC do B à Prefeitura de Porto Alegre, Manuela D´Ávila, disse nesta segunda-feira (28) que ainda vai negociar o apoio do PT de Porto Alegre à sua chapa antes da convenção do partido, marcada para 23 de junho. "O segundo tempo só está começando", afirmou.

Convidada a participar de um debate em São Paulo, Manuela comentou a influência da política de alianças em Porto Alegre na disputa paulista. Ela debateu questões relativas a desenvolvimento urbano com o ex-prefeito de São Paulo e pré-candidato pelo PSDB, José Serra.

"Nós do PC do B, já temos uma avaliação antiga de tratar alianças partidárias com recicprocidade, no esforço de construir um mapa nacional. Como São Paulo é candidatura prioritária do PT, e Porto Alegre é candidatura prioritária do PCdoB, a imprensa faz essa associação", disse Manuela.

VEJA IMAGENS DA CORRIDA ELEITORAL EM PORTO ALEGRE
Veja Álbum de fotos

Apesar de negar que uma possível aliança em Porto Alegre seja o único critério para definir o apoio do PC do B a Fernando Haddad, pré-candidato do PT em São Paulo, ela disse que a configuração das alianças em Porto Alegre pode pesar nos rumos do PC do B em outras cidades.

"Respeitamos a candidatura de Adão Villaverde (PT) como legítima, mas é claro que o símbolo do PT não nos apoiar em Porto Alegre é muito forte para o PC do B nacional", afirmou Manuela.

Assédio ao PC do B

O apoio do PC do B é uma das estratégias do PT para alavancar a candidatura de Fernando Haddad em São Paulo com mais tempo de TV durante o horário eleitoral.

Nas últimas semanas, o então pré-candidato do PC do B em São Paulo, Netinho de Paula, sinalizou que poderia abrir mão da candidatura em São Paulo. O partigo agora é cortejado pelos pré-candidatos do PT, PMDB e PRB, interessados em apoio e, principalmente, tempo de TV.

Com relação à disputa em São Paulo, Manuela disse que um eventual apoio de seu partido ao PSDB de José Serra ou o PRB de Celso Russomano "foge da nossa regra geral, que é estar com candidaturas que se situam no campo político da presidente Dilma".

Manuela não descartou o apoio a Chalita, candidato da base pelo PMDB. "Mas isso não significa que eu ache que esse deva ser nosso caminho."

Uma reunião do Comitê Municipal do PC do B em São Paulo no último sábado (28) reafirmou, no entanto, a candidatura de Netinho. "O PCdoB continua mantendo diálogo com várias forças políticas do campo popular e democrático, no sentido de buscar construir alianças em volta do nosso projeto", diz a nota.

Procurada pelo UOL, a assessoria de Netinho reforçou que ele ainda é pré-candidato, que as conversas continuam com praticamente todas as chapas na capital paulista e que não há determinação de vincular apoios em São Paulo à aliança de Manuela D´Ávila em Porto Alegre.

Manuela diz que beleza de Haddad e Chalita não sai na imprensa

UOL Cursos Online

Todos os cursos