Avenida Brasil

Vilã de Avenida Brasil usa fama do marido e assistencialismo para se eleger vereadora

Priscila Tieppo

Do UOL, em São Paulo

“Qual é a melhor maneira de botar a mão em uma grana preta neste país? Política, meu bem.” Essa é a justificativa de Caminha, personagem de Adriana Esteves em “Avenida Brasil”, para se tornar vereadora. A vilã testa sua popularidade e discursa a favor “da moral e dos bons costumes” a cada capítulo da novela da Rede Globo.

Veja políticos de novelas
Veja Álbum de fotos

Além dos inúmeros golpes e maldades que cometeu na trama, sempre em busca de dinheiro, Carminha já inaugurou creche no bairro fictício do Divino, distribuiu comida aos pobres e frequenta constantemente a igreja, onde diz ser contra o divórcio e atitudes imorais.

Casada com um famoso jogador de futebol, Tufão (Murilo Benício), ela quer usar a fama do marido para se eleger e move ações sociais para manter a "máscara" de boazinha.

Enquete: Em qual político de novela você votaria para comandar sua cidade?

Em uma das cenas, Carminha aparece fazendo uma doação à creche que leva o nome do marido e, depois de ser aplaudida pelo ato, discursa para o padre e as crianças, defendendo a família e a educação dos pequenos. Mas, logo na sequência, ela conta para o comparsa, Max (Marcello Novaes), que desviou "o dinheiro do leitinho das crianças".

"Acho que é um retrato bem escrachado do que o autor imagina ser o político brasileiro, quer dizer, ela fazendo caridade com um dinheiro que não é dela, fazendo um discurso que é muito hipócrita, enfim, é um retrato, não sei se real, mas uma imagem, digamos, que a gente tem dos políticos hoje", afirmou o crítico de TV Maurício Stycer.

Stycer: Carminha é retrato escrachado do político brasileiro

Para Stycer, a proximidade das eleições pode ser um fator que dificulte a candidatura da vilã na trama.

"Os paralelos que vão ser feitos com candidatos nas disputas em várias cidades podem, de alguma maneira, assustar a Globo. Foi o que aconteceu com 'Salvador da Pátria'. O [autor] Lauro Cesar Muniz tinha uma ideia de personagem e ele conta que acabou sendo muito pressionado, tanto pela esquerda como pela direita, a controlar e conter o personagem, que era o Sassá Mutema naquela novela, justamente porque era um período de eleição", disse.

De acordo com o autor da novela, João Emanuel Carneiro, a vilã não é inspirada em nenhum candidato real e não pode ser comparada a outros personagens políticos. 

“Ela não é política, a carreira política é apenas uma possibilidade que ela vislumbrou”, afirmou.

Guia do Eleitor

Vida real

Para o cientista político Fabiano Guilherme Mendes Santos, professor da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), fama e assistencialismo estão presentes na vida política contemporânea. 

"É importante assinalar que fama e assistencialismo não são artifícios, subterfúgios. São inerentes à política eleitoral, o modo de se chegar ao poder através do voto. Podem não ser o ideal, quando se pensa em teorias normativas da democracia, mas são parte inexorável da realidade econômica e política dos países democráticos e capitalistas", disse.

Sobre se uma novela pode retratar o que acontece na política da vida real, Santos disse que as tramas sempre "exageram um pouco".

"A ficção, para ser eficiente como drama ou comédia, junto à audiência, deve exagerar, distorcer a realidade para o mal ou para o bem", disse.

Outros personagens

Fique de olho: vereador é tão importante quanto prefeito

Na mesma onda de Carminha, também está o personagem Naldo, de “Senhora do Destino”, que usava a popularidade de sua mãe para tentar se eleger.

A mãe, Maria do Carmo (Susana Vieira), era conhecida na comunidade em que morava por ser bondosa e estar em busca da filha raptada. O personagem de Susana Vieiram, no entanto, por conhecer a índole do filho, não apoiava sua candidatura.

Entre tantas interpretações de políticos na TV, destacam-se os mais emblemáticos: Sassá Mutema (Salvador da Pátria), Odorico Paraguaçu (Bem Amado), Roberto Caxias (O Rei do Gado) e Romildo Rosa (A Favorita).

UOL Cursos Online

Todos os cursos