PT lança pré-candidato e se afasta da aliança que elegeu governador e senador de Mato Grosso

Jorge Estevão

Do UOL, em Cuiabá

O vereador Lúdio Cabral conseguiu todos os votos dos 185 delegados do PT para lançar candidatura própria à Prefeitura de Cuiabá.

O encontro, batizado de Tática Petista, ocorreu no domingo (22), no campus da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso). Por enquanto, somente Cabral tornou oficial sua disposição em concorrer ao Executivo municipal.

Com essa decisão, o PT afasta-se do PMDB, do governador Silval Barbosa, que lançou a pré-candidatura do empresário João Dorileo Leal, dono do Grupo Gazeta de Comunicação, que detém o controle da TV Record em Cuiabá.

O empresário foi procurado pelo UOL em Cuiabá, mas não respondeu ao contato.

O PT faz parte do grupo "Mato Grosso em Primeiro Lugar", integrado pelo PT, PR, PP, além do PMDB.

O bloco, que elegeu o governador e o senador Blairo Maggi, contava ainda com respaldo de uma frente de siglas pequenas.

Até o momento, somente o vereador oficializou a intenção de concorrer pelo PT. Ele conseguiu conquistar também apoio da tendência “Militância Socialista”.

O grupo de Cabral (Unidade e Protagonismo) passa a ter 80% do apoio interno do PT para a candidatura.

Prazo

A partir desta segunda-feira (23), os petistas terão prazo de 10 dias para inscrever chapas interessadas em disputar a Prefeitura de Cuiabá. 

“Já somos 80% do partido em torno do meu nome para candidato do PT e mesmo que haja prévias vamos continuar trabalhando no convencimento dos demais”, disse o vereador a um site de Cuiabá.

UOL Cursos Online

Todos os cursos