01/11/2010 - 12h44

Dilma perde em sua terra natal, mas vence em cidades de Lula

Diego Salmen
Do UOL Eleições
Em São Paulo

Nascida em Belo Horizonte, a presidente eleita Dilma Rousseff (PT) perdeu para o seu rival, o candidato derrotado José Serra (PSDB), em sua cidade de origem na votação do segundo turno.

Por margem estreita, os eleitores da capital mineira deram 50,39% dos votos válidos ao presidenciável, contra 49,61% que foram destinados à petista. Em São Paulo, onde o tucano nasceu e foi prefeito, a população valorizou a prata da casa: Serra venceu por 53,65% a 46,35%.

Indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para disputar a sucessão presidencial, a ex-ministra-chefe da Casa Civil venceu em Garanhuns, cidade natal do operário, com 85,48% dos votos válidos, contra 14,52% obtidos por seu adversário.

São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, também preferiu Dilma. Na cidade em que ganhou popularidade como líder sindical e forjou sua trajetória política, Lula conseguiu que sua pupila superasse o tucano por 56,21% a 43,79%.

Dilma também bateu o rival em Guarujá, no litoral paulista. O município, que recebeu Lula após ele deixar o nordeste na década de 1950, deu 56,85% dos votos à petista, contra 43,15% de Serra.


A petista, no entanto, perdeu em Porto Alegre, onde iniciou sua carreira na administração pública e reconstruiu sua vida após ser presa e torturada pela ditadura militar. Na capital gaúcha, o ex-governador de São Paulo teve 55,81% dos votos, contra 44,19% da presidente eleita.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host