31/10/2010 - 17h10

Termina votação em 8 Estados e no DF; apuração nacional para presidente só sai às 19h

Camila Campanerut
Do UOL Eleições
Em Brasília

As urnas estão fechadas oficialmente nos Estados das regiões Sudeste, Sul e parte do Centro-Oeste. A votação nas localidades que seguem o horário oficial de Brasília terminou às 17h. Contudo, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu que a divulgação dos dados sobre a votação para presidente deverá começar só a partir das 19h, horário de Brasília.

O presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, afirmou neste sábado (30) que o novo presidente do Brasil deve ser conhecido antes da meia-noite. A previsão dá uma margem de segurança, segundo o ministro, para o caso de algum imprevisto. No primeiro turno, apesar do número maior de candidatos, por volta das 21h30 os nomes de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) já estavam definidos para o segundo turno.

Lewandowski espera uma apuração mais rápida do que no primeiro turno, já que agora os votos são apenas para presidente e para governador nos estados onde haverá segundo turno.

Já com relação à divulgação dos votos dos governadores, haverá diferença nos Estados devido ao horário de verão nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Com isso, o anúncio dos votos para governador nesses locais será mais cedo, a partir das 17h (horário de Brasília), como nos casos de Goiás e do Distrito Federal.

Acompanhe a cobertura completa do segundo turno

Nos Estados do Nordeste (Alagoas, Paraíba, Piauí) e Norte (Rondônia, Roraima, Amapá e Pará), onde há segundo turno, as informações sobre os votos dos candidatos ao governo serão anunciadas a partir das 18h, também no horário de Brasília.

Em entrevista coletiva, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) , Ricardo Lewandowski, declarou que às 17h a votação estava concluída em 84 cidades em 63 países. Os dados oficiais do voto no exterior serão divulgados junto com a primeira parcial da apuração presidencial, a partir das 19h.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host