31/10/2010 - 16h56

Em Londres, Serra vence o segundo turno das eleições presidenciais

Fernanda Calgaro
Especial para o UOL Eleições
Em Londres
  • Eleitora vota em seção do Consulado-Geral do Brasil em Londres, no Reino Unido

    Eleitora vota em seção do Consulado-Geral do Brasil em Londres, no Reino Unido

Com 57,85% dos votos válidos, o tucano José Serra venceu o segundo turno da eleição realizada no consulado de Londres neste domingo (31). Ele obteve 1.783 votos, contra 1.299 recebidos pela petista Dilma Rousseff, que ficou com 42,14%. A votação foi encerrada às 17h (15h no horário de Brasília).

No primeiro turno, Serra já havia vencido, mas a disputa tinha sido mais acirrada. Na ocasião, ele recebera 37% (1.152) dos votos válidos, e Dilma 35,6% (1.106).

Na votação deste domingo, os votos em branco chegaram a 117 e os nulos, a 131. Dos 6.981 eleitores cadastrados no Reino Unido, 3.330 (47,7%) compareceram, percentual semelhante ao do primeiro turno e dentro da expectativa do consulado.

"A votação foi muito tranquila, não houve fila em momento algum porque os eleitores vieram mais distribuídos ao longo do dia", afirmou o cônsul-geral do Brasil em Londres, Valter Pecly Moreira, após o término da eleição.

Houve problema em uma das urnas logo no início da eleição, mas foi solucionado logo. "A urna travou e entramos em contato com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mas era muito simples, somente desligar e ligar", disse Moreira.

Durante o dia, uma eleitora chegou a passar mal quando se preparava para votar e precisou ser atendida por uma ambulância. "Ela estava acompanhada do marido e da filha. Pelo que sei, a pressão dela subiu", afirmou Moreira.

Coxinha e pastel
Do lado de fora do consulado fizeram sucesso as comidas típicas brasileiras, como os pastéis e coxinhas trazidos por Felix Ramos de Lima, 39 anos e há 11 morando em Londres. "Quis aproveitar o movimento", disse ele, que também trouxe guaraná.

O doutorando Fernando Martins, 42, foi um dos que fizeram uma boquinha depois de votar. "Vim cumprir meu dever de cidadão e já mato a saudade de pastel". Ele viajou de ônibus de Oxford para Londres para votar no Serra. "Não gosto de nenhum dos candidatos, mas votei nele para a Dilma ver que ela não é unanimidade".

Evangélicos também foram até a porta do consulado para divulgar a igreja local.  O pastor Geraldo Basílio, 58, distribuía panfletos na tentativa de arrebanhar mais fiéis. "Estou aqui para divulgar a palavra de Jesus, porque acho que religião não deve se misturar com política."

Justificativa
Assim como no primeiro turno, o eleitor inscrito em alguma zona eleitoral no Brasil, mas que está no exterior e deixou de votar no segundo turno também deverá justificar a ausência. Deve ser feita uma justificativa para cada turno. Para isso, é preciso ir até o seu Cartório Eleitoral dentro de 30 dias a partir da data de retorno ao Brasil. O eleitor deverá apresentar um documento de identidade, preencher um requerimento e anexar cópia do passaporte ou da passagem para comprovar o dia da volta ao país.

São aceitos os seguintes documentos de identidade brasileiros:

- passaporte;
- carteira de identidade;
- identidade funcional (exemplo: Ministérios militares,  MRE,  DPF, OAB);
- carteira de trabalho com foto;
- carteira de habilitação com foto;
- certificado de reservista.

Também é possível enviar a documentação pelo correio para a sua zona eleitoral no Brasil no prazo de 60 dias de cada turno. Nesse caso, o eleitor deve preencher um requerimento de justificativa e anexar cópias do título de eleitor,  de um documento brasileiro válido (como identidade ou passaporte),  do comprovante de residência e de prova do motivo alegado, por exemplo, declaração do empregador.

O eleitor com título eleitoral registrado em qualquer repartição consular ou embaixada no exterior deve preencher o requerimento para justificar a ausência e enviar para Brasília. O prazo de apresentação da justificativa será de 60 dias contados da data de cada turno de votação.

Deverão ser anexadas cópias do título de eleitor,  de um documento brasileiro de identidade válido (como passaporte ou carteira de identidade),  de um comprovante do motivo alegado da ausência (como comprovante de endereço, atestado médico, declaração da escola etc). A documentação deve ser enviada para o seguinte endereço:

Juíza Eleitoral do Cartório do Exterior
SEPN 510 LOTE 07
Avenida W-3 NORTE
CEP: 70.750-520
BRASÍLIA – DF
BRASIL

Confira mais informações sobre a justificativa de ausência no site do TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal): http://www.tre-df.jus.br/backup/eleicoes_2010/eleicoes/eleicoes_exterior.html

Consulado fechado
Nesta segunda-feira (1º), o Consulado-Geral em Londres não abrirá para desmontar as seções eleitorais. O atendimento somente será feito para casos de urgência.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host