31/10/2010 - 12h07

Eleitores brasileiros votam em Londres com chuva, mas sem fila

Fernanda Calgaro
Especial para o UOL Eleições
Em Londres
  • Brasileiros votam em Londres neste domingo

    Brasileiros votam em Londres neste domingo

Em Londres, os eleitores brasileiros enfrentam dia chuvoso neste domingo (31) para votar no segundo turno das eleições presidenciais. Assim como no primeiro turno, a expectativa do consulado é que metade dos quase 7.000 cadastrados compareçam. Mesmo quem não foi no primeiro dia de votação nem justificou pode participar do segundo turno.

Ao contrário do primeiro turno, em que a fila chegou a dobrar a esquina no início da tarde, o movimento era tranquilo no consulado por volta das 13h (horário local) deste domingo. A razão é que no primeiro turno muitas pessoas que haviam transferido o título ainda precisaram retirar o documento e não sabiam onde era a seção..

"Foi mais rápido desta vez", afirmou o engenheiro Cristiano Costa, 35, que cuidava da filha Maria Luiza, 9 meses, enquanto aguardava a mulher Gabrielle terminar de votar.

As seções foram abertas às 8h (6h no horário de Brasília) e funcionarão até as 17h (15h em Brasília). O horário de verão na Europa terminou na madrugada deste domingo. Se houver fila às 17h, o consulado vai entregar uma senha para garantir que todos consigam votar. No primeiro turno, isso não foi preciso já que a longa fila que se formou no início da tarde andou com relativa rapidez.

Na votação do dia 3 de outubro, José Serra (PSDB) ficou com 1.152 votos, o equivalente a 37%. Dilma Rousseff (PT) obteve 1.106, ou 35,6%. Os votos brancos chegaram a 142 e os nulos, a 114.

Voto obrigatório
Alguns eleitores criticaram o voto obrigatório. Grávida de 6 meses, a dona de casa Janaína Moreno King, 35 anos, votou no final da manhã acompanhada da filha. "Nasci na França e fui criada com essa ideia de que o voto não precisa ser obrigatório. Além disso, não é fácil o meu deslocamento até aqui, pois não moro tão perto, mas, já que tive que vir, resolvemos passear depois."  Ela aproveitou o clima de Halloween e fantasiou de bruxa a filha Bárbara, 4. "Assim fica mais divertido para ela."

A campanha eleitoral não foi acompanhada tão de perto pelos eleitores em Londres. "Acabei vendo algumas matérias pela internet, mas é sempre a mesma coisa, um atacando o outro", opinou o empresário Henrique Pretti, 37. A mulher dele, Viviane de Paula, não conseguiu votar porque não deu tempo de transferir o título. "Cheguei há seis meses, bem na época em que o prazo acabou. Mas, se pudesse ter votado, teria escolhido o Serra. Não gosto do passado da Dilma", disse.

As petistas Julia Felmanas, 43, e Luciana Buzak, 43, criticaram o papel da mídia na cobertura das eleições. "Inventaram muita coisa sobre a Dilma", disse Julia, que não acha que o número de eleitores brasileiros no Reino Unido seja representativo. "Tem muito mais gente morando aqui, mas muitos não se registram no consulado porque, imagino, estão ilegais aqui e acham que poderão ter algum problema depois."

Título transferido
Apenas quem registrou ou providenciou a transferência do título de eleitor para o consulado em Londres pode votar. Para participar da eleição é preciso apresentar um documento de identidade com foto, como passaporte, carteira de identidade, identidade funcional, carteira de trabalho com foto, carteira de habilitação com foto ou certificado de reservista.

Quem tiver se registrado no consulado, mas não tiver recebido e-mail para retirar o título, deverá comparecer no consulado, munido de documento de identidade brasileiro válido, e verificar se foi emitido.

As urnas eletrônicas de votação são idênticas às usadas no Brasil. Em caso de problema técnico, o consulado vai disponibilizar cédulas de papel. Se isso acontecer, a apuração será feita manualmente pelo presidente e mesários da seção eleitoral.

São 18 seções eleitorais divididas em 3 andares. O endereço do consulado em Londres é 3 Vere Street, W1G 0DG.

Justificativa
Assim como no primeiro turno, o eleitor inscrito em alguma zona eleitoral no Brasil, mas que está no exterior e deixou de votar no segundo turno, também deverá justificar a ausência. Então, são duas justificativas, uma para cada turno. Segundo o site do TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal), no exterior não há mesa receptora de justificativa.

Então, para justificar, é preciso ir até o seu Cartório Eleitoral dentro de 30 dias a partir da data de retorno ao Brasil. O eleitor deverá apresentar um documento de identidade, preencher um requerimento e anexar cópia do passaporte ou da passagem para comprovar o dia da volta ao país.

São aceitos os seguintes documentos de identidade brasileiros:
- passaporte;
- carteira de identidade;
- identidade funcional (exemplo: Ministérios militares,  MRE,  DPF, OAB);
- carteira de trabalho com foto;
- carteira de habilitação com foto;
- certificado de reservista.

Também é possível enviar a documentação pelo correio para a sua zona eleitoral no Brasil no prazo de 60 dias de cada turno. Nesse caso, o eleitor deve preencher um requerimento de justificativa e anexar cópias do título de eleitor, de um documento brasileiro válido (como identidade ou passaporte), do comprovante de residência e de prova do motivo alegado, por exemplo, declaração do empregador.

O eleitor com título eleitoral registrado em qualquer repartição consular ou embaixada no exterior deve preencher o requerimento para justificar a ausência e enviar para Brasília. O prazo de apresentação da justificativa será de 60 dias contados da data de cada turno de votação.

Deverão ser anexadas cópias do título de eleitor, de um documento brasileiro de identidade válido (como passaporte ou carteira de identidade),  de um comprovante do motivo alegado da ausência (como comprovante de endereço, atestado médico, declaração da escola, etc). A documentação deve ser enviada para o seguinte endereço:

Juíza Eleitoral do Cartório do Exterior
SEPN 510 LOTE 07
Avenida W-3 NORTE
CEP: 70.750-520
BRASÍLIA – DF
BRASIL

Confira mais informações sobre a justificativa de ausência no site do TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal): http://www.tre-df.jus.br/backup/eleicoes_2010/eleicoes/eleicoes_exterior.html

Consulado fechado
Nesta segunda-feira (1º), o Consulado-Geral em Londres não abrirá para que as seções eleitorais sejam desmontadas. O atendimento somente será feito para casos de urgência.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host