31/10/2010 - 23h10

Dilma diz que durante seu governo vai consultar Lula: "Baterei muito à sua porta"

Diego Salmen
Em São Paulo
Maurício Savarese
Enviado a Brasília

Em seu primeiro pronunciamento após ser eleita presidente, Dilma Rousseff (PT) disse que, no seu governo, vai continuar "batendo à porta" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dilma, que não costuma expressar publicamente seus sentimentos, falou de alegria e emoção e citou aspectos de sua relação com Lula.

Veja íntegra do primeiro discurso de Dilma após eleição

  • Durante a maior parte de seu discurso em um hotel de Brasília, a petista firmou compromissos e indicou linhas que seu governo deverá adorar a partir de 1º de janeiro de 2011. Assista aqui a íntegra. Saiba mais sobre a eleição de Dilma em UOL Eleições 2010.

Durante a maior parte de seu discurso em um hotel de Brasília, a petista reafirmou compromissos e indicou linhas que seu governo deverá adorar a partir de 1º de janeiro de 2011. Falou do que considera a “genialidade do presidente Lula” e depois agradeceu o apoio do ocupante do Palácio do Planalto.

“Convivendo nesses anos todos com ele, me deu a exata dimensão do governo justo e do líder apaixonado por seu país e por sua gente. A alegria que sinto hoje pela vitória se mistura pela emoção de sua despedida”, disse ela, emocionada. “Sei que um líder como Lula nunca estará longe do povo e de cada um de nós.”

Depois, disse que iria manter o relacionamento próximo com Lula quando ele deixar o governo. “Baterei muito à sua porta. Tenho certeza e confiança de que a encontrarei sempre aberta”, afirmou em meio a palmas de aliados.

A ligação de Dilma com Lula foi um tema usado por seus adversários na campanha. Ela foi acusada pelos tucanos de não ter ideias próprias e de ser uma "invenção" de Lula.

Legado

Para a petista, suceder Lula é uma tarefa “difícil e desafiadora”. “Mas saberei honrar esse legado. Saberei consolidar e avançar sua obra”, afirmou Dilma, que, em meio a palmas e gritos do tradicional “olê olê olé olá, Lula, Lula”, se empolgou nos aplausos e deixou escapar um raro sorriso durante seu pronunciamento.

Assessores de Lula disseram que ele não compareceu ao hotel onde Dilma fez seu discurso porque queria deixar a ex-ministra da Casa Civil à vontade, como estrela única deste domingo (31). A presidente eleita manteve contato direto e diário com o mandatário ao longo de toda a reta final das eleições.

Em seu pronunciamento, a presidente eleita falou em melhorias e em reformas, mas não deixou escapar nenhuma crítica à gestão atual: preferiu se referir a “desafios”. Naquela que chamou de “noite completamente especial”.

“É uma imensa alegria estar aqui hoje. Recebi de milhões de brasileiros e brasileiros talvez a maior missão da minha vida", disse Dilma, a primeira presidente eleita da história brasileira. Em 1º de janeiro, ela receberá a faixa do primeiro presidente a ser multado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pelo engajamento na campanha de sua pupila.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host