31/10/2010 - 23h06

Derrotado à presidência, PSDB sai vitorioso em governos estaduais

Diego Salmen
Do UOL Eleições
Em São Paulo

Mesmo com a derrota de José Serra na disputa pela Presidência da República, o PSDB sai das eleições deste ano como vitorioso nos governos estaduais. Ao todo, os tucanos venceram em oito Estados, contra cinco governados pelo PT, seu maior adversário na política nacional.  

O PSB, sigla que deve integrar o governo da presidente eleita Dilma Rousseff (PT), elegeu seis governadores. Outros cinco estados serão governados pelo PMDB, maior partido do Brasil e responsável pela indicação de Michel Temer como vice da petista.

Quando se considera a população dos Estados, a vantagem do PSDB é ainda maior. São mais de 64 milhões de pessoas, mais que o contingente verificado nas unidades da federação administradas por PT, PMDB e PSB juntos, que somam pouco mais de 60 milhões de pessoas.

O DEM, tradicional aliado dos tucanos e responsável pela indicação de Indio da Costa, vice na chapa de Serra, governa 6,7 milhões de brasileiros em Santa Catarina (Raimundo Colombo) e no Rio Grande do Norte (Rosalba Ciarlini). Já o PMN é responsável por Amazonas (Omar Aziz), com pouco mais de 2 milhões de habitantes.
 

Governos tucanos
A maioria dos governadores eleitos pelo PSDB é do Norte: Pará (Simão Jatene), do Tocantins (Siqueira Campos) e de Roraima (Anchieta Jr.).   No centro-oeste, os tucanos venceram em Goiás (Marconi Perillo), enquanto no Nordeste a vitória foi em Alagoas (Teotonio Vilela Filho). No Sul e no Sudeste, a legenda venceu no Paraná (Beto Richa), São Paulo (Geraldo Alckmin) e Minas Gerais (Antonio Anastasia).

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host