20/10/2010 - 10h43

Em comício em Goiânia, Dilma destaca a criação de 14,7 milhões de empregos no governo Lula

Luciana Lima
Enviada Especial da Agência Brasil
Em Goiânia

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, destacou hoje (19), durante comício em Goiânia, a criação de 14,7 milhões de empregos no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de acordo com dados divulgados pelo Ministério do Trabalho no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.

“Nós criamos 14,7 milhões de empregos. É a metade de todos os empregos criados em todo país. Isso não é um numero apenas, mas é a tranquilidade de uma mãe e um pai para poder levar para casa comida e comprar livro para seu filho estudar”, disse a candidata, que participou de comício ao lado do presidente Lula em apoio à candidatura de Iris Resende (PMDB) ao governo do estado.

De acordo com os dados divulgados hoje, o Brasil gerou 246.875 empregos formais em setembro. No período, foram 1.688.585 admissões e 1.441.710 desligamentos. Nos nove primeiros meses de 2010, foram criados 2.201.406 empregos com carteira assinada. Nos últimos 12 meses, o Ministério do Trabalho acusou geração de 2.263.865 vagas formais.

Dilma criticou o PSDB durante o comício, dizendo que os tucanos fazem “campanha com ódio”. “Hoje criaram uma campanha de ódio. Que usa do ódio tentando criar uma coisa que o Brasil jamais permitiu. O Brasil é o país da convivência, da tolerância, de paz. Católicos, evangélicos, espiritas convivem de forma fraterna, estudam nas mesmas escolas. Temos uma cultura fraterna que é a cultura da paz. Quando há o ódio, todo mundo perde e ninguém ganha”, afirmou a candidata.

“O ódio desta vez vai ser vencido pelo amor, pela compreensão, pelo entendimento, pelo respeito que devemos ter por cada uma dos nossos semelhantes. Não podemos deixar que o ódio tome conta desta campanha”, disse Dilma

A candidata ainda criticou a oposição por ser contra a criação do Programa Universidade para Todos (ProUni). “Eles não têm generosidade. Não olham para o povo trabalhador”, disse Dilma, referindo-se à ação apresentada pela oposição ao Supremo Tribunal Federal (STF), contestando a constitucionalidade do ProUni.

“Eles não sabem a importância de se poder fazer uma universidade utilizando a bolsa do ProUni. São pessoas que jamais poderiam sonhar em fazer uma universidade privada porque a mensalidade é duas ou três vezes o salário que recebiam”, disse Dilma.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host