15/10/2010 - 00h24

No Pará, Lula diz que Dilma sofre com campanha armada por "elite inconformada"

Sandra Rocha
Especial para o UOL Eleições
Em Ananindeua (Pará)

O presidente Lula e a candidata petista à sua sucessão, Dilma Roussef, participaram de comício em Ananindeua, cidade do Pará, na noite de quinta-feira(14). No comício, o presidente voltou a dizer que a oposição faz uma campanha difamatória com a candidata do PT.

O comício começou às 20h e terminou por volta das 22h. O palanque abrigou índio, pastor evangélico, ministros e políticos eleitos em outros Estados, mas não representantes do PMDB, partido que a candidata petista ao governo paraense, Ana Júlia Carepa, quer ao seu lado para tentar reverter a derrota do primeiro turno. Segundo estimativas da Polícia Militar, havia cerca de 30 mil pessoas no canteiro central do conjunto habitacional Cidade Nova, onde foi armado o palco.

Dilma fez um discurso breve e dividiu com a candidata Ana Júlia o papel de coadjuvante no comício. Coube ao governador reeleito na Bahia, Jaques Wagner, fazer referência ao aborto, por exemplo. Wagner disse que “querem jogar a intolerância, o preconceito no meio dessa campanha eleitoral”, misturando política com religião.

Em meio a uma plateia animada pela militância petista e cabos eleitorais, Dilma disse que se ganhar a eleição não poderá errar porque se isso ocorrer vão dizer que as mulheres são incapazes. A petista disse também que representa um novo modelo de desenvolvimento, diferente do legado tucano que, segundo ela, não gerava empregos.

Lula, por sua vez, disse que Dilma atuou decisivamente nos projetos do governo, mas vem sofrendo uma campanha armada por “uma elite inconformada”. O presidente atribuiu à mesma elite campanhas difamatórias que disse terem sido feitas contra ele, Tancredo Neves e Ulisses Guimarães. “Estão fazendo a mesma coisa contigo”, afirmou.

A mesma perseguição, Lula atribuiu à candidata Ana Júlia. “Bateram muito nessa companheira. Fizeram acusações, mas eles não fizeram em 200, 300 anos o que fizemos”, discursou.

O presidente também mencionou a ausência de representantes do PMDB no palanque que contou não só com Jaques Wagner e o ministro Guilherme Cassel, como com o senador Magno Malta, o índio caiapó Aki Aboro e o cantor Chimbinha.

Apesar do comício ter ocorrido em Ananindeua, o prefeito do município, Helder Barbalho, filho do deputado e presidente do PMDB no Pará, Jader Barbalho, só acompanhou Lula na agenda presidencial realizada em Belém.

Candidata à reeleição, Ana Júlia perdeu o primeiro turno para o candidato tucano Simão Jatene. A diferença entre os dois foi de 12%, enquanto a votação do candidato peemedebista, Domingos Juvenil, alcançou 10%.
 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host