10/10/2010 - 23h47

Em 1º debate do segundo turno, Dilma e Serra trocam acusações sobre privatização

Carlos Bencke e Maurício Savarese
Do UOL Eleições
Em São Paulo

Durante o segundo e terceiro blocos do primeiro debate do segundo turno das eleições presidenciais, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) trocaram acusações sobre privatização, neste domingo (10). 

A petista comparou a saúde financeira da Petrobras durante os governos Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva e sugeriu que Serra seria a favor da privatização da empresa. O tucano disse que o PT, durante o governo Lula, aumentou a presença de capital privado no Banco do Brasil.

“[A Petrobras] teve um processo de capitalização que arrecadou US$ 70 bilhões”, afirmou Dilma. E completou: “Vocês só conseguiram arrecadar US$ 7 bilhões”. Serra respondeu que “é só chegar a campanha eleitoral e o PT vem sempre com essa história. No caso de venda de empresas públicas, eles reclamam que venderam ações no governo passado, mas não falam do Banco do Brasil, que colocaram [ações] em Nova York”.

Dilma comparou Serra a Lula e insinuou que o tucano seria a favor de privatizar o pré-sal e a própria Petrobras. “Certamente você não é o cara, você tem mil caras. [...] Minha dúvida é se vocês querem privatizar a Petrobrás ou o pré-sal. O pré-sal vai servir para a gente diminuir a pobreza e ter uma educação de qualidade”, afirmou.

O tucano respondeu: “Eu, quando líder estudantil, lutei pelo fortalecimento da Petrobras e a Petrobras no governo do Fernando Henrique Cardoso duplicou o seu patrimônio”.

No terceiro bloco, a discussão sobre privatização voltou. Dilma disse que “primeiro caso é a Nossa Caixa, que você queria porque queria vender, e o governo federal comprou para evitar que você privatizasse”.

Serra se defendeu: “O meu governo vendeu a Nossa Caixa para o governo federal. Isso fortaleceu o banco do Brasil. Valeu para os dois lados. Os recursos que obtivemos foram investidos em metrô, em estradas”.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host