03/10/2010 - 09h07

Mais de 20 mil presos vão às urnas hoje

Priscilla Mazenotti
Da Agência Brasil
Em Brasília

Mais de 20 mil presos provisórios e adolescentes em unidades de internação vão às urnas hoje (3) em 25 estados e no Distrito Federal. Apenas em Goiás não haverá votação para esses eleitores.

Os locais de votação, instalados em 424 estabelecimentos prisionais e unidades de internação de adolescentes, vão receber também os votos de servidores do sistema penitenciário, membros da Ordem dos Advogados do Brasil, do Ministério Público, da Defensoria Pública, de mesários e de outros servidores que estarão colaborando com a Justiça Eleitoral.

Em Minas Gerais, 4,9 mil detentos vão às urnas em presídios e unidades de internação. É o estado que vai contar com a maior estrutura de captação de voto desses eleitores. Serão três seções eleitorais no estado: no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) da Gameleira, no Ceresp de Betim e no Complexo Penitenciário Doutor Pio Canedo.

São Paulo será o segundo estado com o maior número de presos e jovens internos eleitores. Serão 4,4 mil votantes em seções instaladas em 104 estabelecimentos penais e unidades de internação (Fundação Casa).

No Rio Grande do Sul – terceiro estado com maior número de presos e jovens internos eleitores – serão 1,8 mil votantes.

O alistamento eleitoral nos presídios e unidades de internação de adolescente encerrou-se no dia 5 de maio, tendo como objetivo alistar os presos provisórios que ainda não tiveram condenação criminal definitiva, bem como os adolescentes entre 16 e 21 anos, que cumprem medida socioeducativa de internação.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host