03/10/2010 - 22h51

Dilma diz que pretende repetir desempenho de Lula no segundo turno com "garra e energia"

Rodrigo Bertolotto
Do UOL Notícias
Em Brasília (DF)

Em seu primeiro discurso depois de apresentados os resultados do primeiro turno das eleições, a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff disse que está confiante e que pretende repetir o desempenho do presidente Lula em segundos turnos. 

“Nós somos guerreiros. Estamos acostumados com obstáculos. Somos de chegada e ultimamente temos um bom desempenho no segundo turno”, disse a candidata se referindo às eleições de 2002 e 2006, onde Lula decidiu o pleito no segundo turno. 

Dilma cumprimentou a base de eleitores, agradeceu a militância e disse que é preciso encarar com “muita garra e muita energia o segundo turno”.
“Considero essa campanha um momento especial na minha vida. Foi muito importante ter chegado até aqui”, ressaltou.

Pelos dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), com 98,9% das urnas apuradas, Dilma tinha 46,74% dos votos contra 32,68 do adversário José Serra (PSDB).

Segundo Dilma, o segundo turno será uma oportunidade de detalhar mais as propostas e os projetos que tem “tanto de erradicação da miséria quanto de desenvolvimento” para que todos os brasileiros possam usufruir das riquezas dos Brasil.

A candidata falou sobre aumentar o poder de consumo e as oportunidades para que o país seja uma economia desenvolvida. “E ai o destaque é para educação, saúde e segurança pública de qualidade”, disse.

A presidenciável aproveitou para cumprimentar também a militância petista e a candidata Marina Silva, do PV, pelo seu “bom desempenho na eleição”. “Estou muito honrada com os mais de 46 milhões de votos”, afirmou.

Dilma também ressaltou a grandiosidade da democracia brasileira e afirmou que o país teve uma eleição “na mais absoluta normalidade”.

Confusão
A primeira coletiva pós-primeiro turno da petista causou confusão entre os jornalistas. Em princípio, o encontro estava marcado para acontecer no Hotel Blue Tree, em Brasília. Um pouco antes do horário, a campanha avisou que a coletiva seria transferida para outro hotel, o Alvorada, também na capital brasileira.

Mais uma vez, o pronunciamento foi alterado e voltou para o local de origem, no Hotel Blue Tree. As mudanças causaram corre-corre entre os jornalistas e dois caminhões de emissoras de TV que transmitiriam o pronunciamento, quase se chocaram.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host