01/10/2010 - 17h55

Serra minimiza falta de confronto com Dilma no último debate antes da eleição

Maurício Savarese
Do UOL Eleições
Em Osasco (SP)

No dia seguinte ao último debate das eleições presidenciais, o candidato à Presidência da República pelo PSDB, José Serra, afirmou, nesta sexta-feira (01), que não evitou questionar a líder nas pesquisas de intenção de voto e sua adversária na disputa, Dilma Rousseff (PT), apesar das críticas de aliados seus, que preferiam um tom mais agressivo do tucano no encontro na TV Globo.

“Ela teve três oportunidades de perguntar [para mim]. Não perguntou. Eu tive uma, mas esta veio com sorteio já, com tema predeterminado”, afirmou o presidenciável após caminhada no centro de Osasco, na região metropolitana de São Paulo.

No debate, Serra poderia perguntar a Dilma, conforme as regras do encontro, sobre o tema “habitação”. Apesar de a petista, que pode vencer a disputa no primeiro turno, ter organizado programas habitacionais quando ministra-chefe da Casa Civil, o tucano fez sua pergunta para Marina Silva (PV). “Mas se tivesse tido mais oportunidades, teria perguntado, como perguntei para outros”, afirmou.

Membros da campanha atribuem o tom ameno de Serra no debate a sugestões do marqueteiro Luiz Gonzáles.

Na semana anterior ao primeiro turno, Serra passou por cidades do interior paulista na segunda-feira, Salvador (BA) na terça-feira, retornou a São Paulo na quarta e seguiu para o Rio de Janeiro na quinta-feira. Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país e governada até março por Aécio Neves (PSDB) não esteve no roteiro do presidenciável nessa reta final.

Em Osasco, Serra cumprimentou eleitores ao lado do candidato ao governo paulista, Geraldo Alckimin (PSDB) e do candidato ao senado Aloysio Nunes (PSDB). Enquanto o candidato caminhava, um dragão chinês conduzido por pessoas com a camisa do PT passava no meio dos tucanos.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host