30/09/2010 - 19h07

Para Dilma, decisão do STF não se discute, se comemora

Rodrigo Bertolotto
Do UOL Notícias
No Rio de Janeiro
  • Candidata deu entrevista coletiva em um hotel em Copacabana horas antes do debate final de campanha, promovido pela TV Globo

    Candidata deu entrevista coletiva em um hotel em Copacabana horas antes do debate final de campanha, promovido pela TV Globo

“Eu não discuto decisão do Supremo. E essa em especial eu comemoro.” Com essa frase, Dilma Rousseff comentou a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que aprovou nesta quarta-feira (30) pedido do PT para que o eleitor possa votar com apenas um documento com foto.

“Para nós isso foi muito importante porque facilita o ato de votar”, disse a candidata petista. A ação judicial foi motivada pelo temor que os eleitores mais pobres, onde o PT tem mais votos, acabassem não podendo votar pela falta dos dois documentos (título de eleitor e documento de identidade).

Dilma negou que havia essa preocupação. “Todas as classes estão com dificuldade de tirar o título de eleitor. Vi filas enormes em Porto Alegre. Os índios também não poderiam votar”, afirmou a candidata.

Por outro lado, Dilma opinou sobre a notícia publicada pelo jornal Folha de S.Paulo que na terça-feira o candidato rival José Serra (PSDB) teria pedido por telefone para o juiz Gilmar Mendes para pedir vistas ao processo, o que criou um adiamento na votação. “Não sei se ele entrou em contato ou não. Se entrou, é uma prova de aparelhamento. Mas é só uma hipótese”, disse.

A candidata deu entrevista coletiva em um hotel em Copacabana horas antes do debate final de campanha, promovido pela TV Globo. Ela também falou sobre o impedimento legal no Paraná de divulgações de pesquisa de intenção de voto, em uma ação promovida pelo candidato ao governo local pelo PSDB, Beto Richa. “É lamentável. Não se pode brigar com a pesquisa, com os números. É uma imaturidade. Pesquisa não dá nem nunca dará eleição para alguém”, declarou.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host