28/09/2010 - 18h35

Na Bahia, Serra elogia ACM, ataca Collor e visita arcebispo

Maurício Savarese
Do UOL Eleições
Enviado especial a Salvador

No esforço final para forçar um segundo turno com sua rival Dilma Rousseff (PT), o candidato do PSDB à Presidência José Serra (PSDB) visitou a capital baiana nessa terça-feira (28) para receber o título de cidadão soteropolitano na Câmara de Vereadores. No discurso, o tucano elogiou o falecido senador Antonio Carlos Magalhães e repetiu ataques a Fernando Collor (PTB-AL).

Depois do evento, Serra visitou o cardeal Dom Geraldo Magella, arcebispo Primaz do Brasil. O presidenciável, repetindo a estratégia do debate da TV Record, evitou fazer referências a Dilma, líder nas pesquisas de intenção de voto, e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na Câmara de Vereadores, ao lado do candidato do DEM ao governo do Estado, Paulo Souto, e de outros políticos baianos, Serra foi homenageado.

"Sem a Bahia e sem a liderança de Antonio Carlos, não teriamos a frente liberal e o governo de Tancredo Neves. O PT era contra", disse ele.

Depois referiu-se ao candidato do PTB ao governo de Alagoas, para o tucano, ex-presidente "de um governo corrupto e despótico", também derrubado com a ajuda de políticos do Estado.

Na primeira campanha de Serra ao Palácio do Planalto, em 2002, ACM e políticos ligados a ele, apoiaram Ciro Gomes, então no PPS. No segundo turno, o falecido senador deu mostras de simpatia à candidatura de Lula.

Recentemente, o presidente do PTB, Roberto Jefferson, criticou as declarações de Serra contra Collor, e, mesmo membro de um partido da aliança tucana, anunciou apoio a Dilma.

Questionado sobre as pesquisas de intenção que indicam crescente possibilidade de um segundo turno,Serra respondeu: "quando fui candidato em 2002, nesta época diziam que eu nem ia para o segundo turno". Na segunda votação, Lula foi eleito com mais de 60% dos votos válidos.

Visita a arcebispo

Desde o início da noite, Serra se reúne com Dom Geraldo, amigo seu dos tempos de militância católica do ex-governador de São Paulo.

Depois de uma conversa com o presidenciável, o cardeal leu nota da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), divulgada na semana passada, na qual a igreja católica no país defende "princípios éticos, morais e cristãos fundamentais para ajudar os eleitores".

Serra disse concordar com o documento e, ao lado do religioso, evocou a passagem bíblica de Salomão, em que o Rei de Israel pede sabedoria a Deus. "Nada é mais importante do que isso [sabedoria]", afirmou. "Não sou cristão de véspera de eleição".  

 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host