21/09/2010 - 13h35

Atrás nas pesquisas, Serra promete reajuste para aposentados; Dilma mostra PNAD

Diego Salmen
Do UOL Eleições
Em São Paulo

Sem conseguir atingir sua rival, a petista Dilma Rousseff, nas pesquisas de intenção de voto, o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, aproveitou seu horário eleitoral desta terça-feira (21) para fazer novas promessas para o eleitorado.

Desta vez, o tucano prometeu reajustar em 10% todas as aposentadorias e pensões concedidas pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). "É o dobro do que o atual governo quer dar. E eu posso garantir que vai ter recurso", afirmou o ex-governador de São Paulo.

De acordo com a mais recente pesquisa Datafolha, divulgada no dia 16, Dilma lidera a corrida pelo Palácio do Planalto com a preferência de 51% do eleitorado, contra 27% do candidato do PSDB. Considerando apenas os votos válidos, a petista venceria já no primeiro turno, com 57%.

Serra também reafirmou que, se eleito, irá elevar o salário mínimo para R$ 600 já no ano que vem, ante os R$ 538 estipulados pelo orçamento da União para o período. A propaganda insinuou que a verba para o reajuste seria retirada do montante destinado ao pagamento de juros da dívida.

Serra ainda voltou a mencionar os "escândalos envolvendo dinheiro federal na Casa Civil". "A política no Brasil hoje vive um problema de caráter (...)  A economia melhorou, os bens materiais são importantes. Mas o que importa mesmo é o caráter", afirmou o candidato.

Dilma, por sua vez, exibiu em seu horário eleitoral obrigatório desta terça-feira alguns dos resultados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2009.

"A PNAD revelou que o número de brasileiros que saiu da miséria subiu de 24 para 28 milhões", afirmou a narração da peça. "A PNAD revelou também que o automóvel está presente em mais de 37% dos domicílios brasileiros", disse.

De posse dos números do levantamento, a campanha da ex-ministra da Casa Civil tenta reforçar a associação com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cuja gestão é aprovada por aproximadamente 80% da população.

Horário eleitoral da tarde de terça-feira (21)

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host