19/09/2010 - 11h34

"Convite do Alvaro Dias eu não aceito nem para cafezinho", diz Dilma

Camila Campanerut
Do UOL Eleições
Em Brasília

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, afirmou na manhã deste domingo (19) que o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) está tentando “tumultuar as eleições” com “factoides” ao convidá-la para prestar esclarecimentos à Comissão de Constituição e Justiça do Senado. “Isso não é um convite, é uma tentativa de se criar um factoide. Convite do Alvaro Dias eu não aceito nem pra cafezinho”, disse a presidenciável.

Dilma definiu como “estranha” reportagem da última edição da revista Veja, publicada nesta sexta-feira (17), segundo a qual servidores da Casa Civil teriam recebido propina após o Ministério da Saúde adquirir, em 2009, um grande lote do remédio Tamiflu, usado para combater a gripe A H1N1. A petista repetiu as informações dadas ontem (18) pelo Ministério da Saúde em nota oficial, em que rechaça as denúncias da publicação.

Dilma também negou ter responsabilidade sobre a suposta participação de Vinicius Castro, ex-assessor jurídico da Casa Civil, no caso. “Eu não nomeei este senhor. Ele era de confiança dela [referindo-se à ex-ministra Erenice Guerra], não da minha. E não farei julgamentos desta questão antes de os fatos serem apurados”.

Combate à pobreza

A presidenciável chegou ao encontro com a imprensa na cidade de Ceilândia, nos arredores de Brasília, com quase 1h30 de atraso e, antes de se defender das denúncias, afirmou que projetos de combate à pobreza serão prioridade em seu eventual governo. E destacou feitos da gestão Lula na área: segundo Dilma, nos últimos oito anos, diminuiu de 29 milhões para 15 milhões o número de brasileiros que vivem com um quarto de salário mínimo por mês.
 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host