08/09/2010 - 16h45

Serra chama Dilma de ''candidata oculta'' por usar Lula em resposta sobre violação de sigilo

Maurício Savarese
Do UOL Eleições
Em São Paulo

O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, afirmou nessa quarta-feira (8) que a líder nas pesquisas de intenção de voto, Dilma Rousseff (PT), "terceiriza ataques", em referência à mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva exibida no horário eleitoral obrigatório da petista.

Em diversas ocasiões, o tucano chamou Dilma de "candidata oculta" e disse ainda que a violação do sigilo do imposto de renda de seu genro, revelado nesta quarta-feira (8), "é mais um capítulo" da série de ilegalidades cometidas na Receita Federal.

"Acho espantoso que a candidata do PT se esconda atrás de um biombo. Esse biombo oculta sua biografia porque tem coisas secretas trancadas em cofre, o não comparecimento ao debate e a não discussão de ideias".

No programa eleitoral de Dilma de terça-feira (7), Lula chamou a oposição de "turma do contra" e acusou Serra de fazer "jogo baixo". No rádio e na TV, o tucano tem explorado a quebra do sigilo do imposto de renda de sua filha, apoios polêmicos à petista e sua pouca experiência política. Ao comentar a participação de Lula no programa de Dilma, Serra disse que o presidente fez o papel de “porta-voz de uma candidata que não tem condições de falar por si própria”. "Aquilo não foi defesa, foi um ataque", completou o tucano.

Durante evento com deficientes físicos em São Paulo, Serra perguntou a jornalistas sobre se era verdade que o sigilo do imposto de renda de seu genro, Alexandre Bourgeois, também havia sido violado. O presidenciável quis saber detalhes e, na entrevista coletiva, bradou: "Estou indignado. Estou muito ofendido pelo que fizeram à minha família".

Em seguida, o tucano afirmou que seus adversários estão "tripudiando" por acusá-lo de usar o escândalo para tentar subir nas pesquisas. "Isso é estratégia de caixa preta. O que houve na Receita é trabalho de quadrilha", disse Serra. "Inimigos da pátria são aqueles que estão violando o sigilo".

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host