01/09/2010 - 12h15

Dilma diz que presidente Santos conhece posição do PT em relação às Farc

Camila Campanerut
Do UOL Eleições
Em Brasília

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, afirmou na manhã desta quarta-feira (01), em Brasília, que o tipo de relacionamento que o governo Lula tem com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) está muito claro para o novo presidente colombiano, Juan Manuel Santos. E que seu principal adversário na disputa eleitoral, José Serra (PSDB), é quem tenta criar polêmica em relação à questão.

“Nós temos uma posição clara e contrária ao narcotráfico. Inclusive o presidente Santos tem bastante consciência disso”, afirmou a petista."Não temos por que participar de qualquer atividade de pacificação ou diálogo com as Farc. Mas se a Colômbia alguma vez solicitar a presença do Brasil, nós iremos participar", frisou.

Dilma disse que, se eleita, irá priorizar o trabalho conjunto de policiamento de fronteiras e no combate ao crime organizado. A candidata também destacou a intenção de adquirir dez Vants (Veículo Aéreo Não Tripulado) para a fiscalização da área de fronteiras do país.

Ainda na entrevista coletiva, Dilma ressaltou que, durante o encontro com Santos, foram discutidas possíveis parcerias entre Brasil e Colômbia em projetos de inclusão social e agricultura familiar, além de um incremento na relação comercial bilateral entre os dois países. De janeiro a julho deste ano, a relação comercial entre as duas nações movimentou 1,7 bilhão de dólares – valor 32,7% maior que o obtido no mesmo período de 2009

Dilma fala sobre relação Brasil-Colômbia

Dilma destacou a visão estratégica em comum que tem com Santos de que a próxima década será “a década da América Latina” e disse que o Brasil e o país vizinho podem trabalhar em conjunto para se beneficiar da grande biodiversidade da região.

Esta é a primeira viagem oficial de Juan Manuel Santos desde que ele tomou posse como presidente da Colômbia no último dia 7 de agosto, no lugar de Álvaro Uribe. O mandatário deve se reunir ainda hoje com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília e, amanhã, terá encontro em São Paulo com os presidenciáveis José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV).
 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host