26/08/2010 - 17h57

Coligação de Dilma acusa coligação de Serra de propaganda irregular na TV

Do UOL Eleições
Em São Paulo

A coligação da presidenciável Dilma Rousseff (PT), "Para o Brasil Seguir Mudando", entrou com uma representação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra a coligação do candidato José Serra (PSDB), "O Brasil Pode Mais", por propaganda irregular na televisão.

Segundo a ação, na última terça-feira (24), o tucano teria mostrado em seu programa no horário eleitoral a manchete de uma matéria veiculada na revista Veja, sugerindo uma desavença entre a candidata petista e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre quem nomear para vaga do ministro Eros Grau, que se aposentou, no STF (Supremo Tribunal Federal).

Ao exibir a imagem da manchete, de acordo com a representação, o nome da coligação de Serra e as siglas dos partidos aparecem sem nitidez e em letras minúsculas, o que contraria a legislação eleitoral, segundo a qual a propaganda deve ser legivelmente identificada, conforme o artigo 6º da Lei das Eleições (Lei 9504/97).

A coligação da candidata do PT pede que o tucano seja penalizado com a perda de tempo equivalente ao dobro do tempo usado no programa citado.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host