25/08/2010 - 15h47

Coligação de Serra aciona TSE contra Dilma por invasão de horário eleitoral

Do UOL Eleições
Em São Paulo

A campanha do candidato tucano à Presidência da República, José Serra, entrou na Justiça nesta quarta-feira (25) contra sua rival, a petista Dilma Rousseff, alegando invasão de tempo no horário eleitoral gratuito de governador e de deputado estadual na TV para pedir voto à ex-ministra da Casa Civil - o que é vedado pela legislação eleitoral.

O pedido foi feito ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pela coligação de Serra, “O Brasil pode mais”, com base em inserções veiculadas na última segunda-feira (23).

Na última-feira (23), a coligação "O Brasil pode mais" já havia ajuizado 21 representações pelo mesma prática, verificada em diversos Estados, segundo a campanha de Serra.

Desta vez, seis representações foram ajuizadas contra Dilma e as coligações “Para o Brasil seguir mudando” e “A favor de Santa Catarina”. 

Nelas, a campanha do presidenciável do PSDB pede que seja proibida a repetição das propagandas questionadas, e que se desconte do tempo das inserções da coligação “Para o Brasil seguir mudando” o tempo de cada inserção feita de forma irregular.

Direito de resposta

Além disso, a coligação de Serra solicitou ao TSE direito de resposta de dois minutos contra o PSTU, por conta dos programas veiculados pela legenda na terça-feira (24) em rádio e TV.

A alegação é que a sigla teria realizado propaganda eleitoral ofensiva contra o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, "atribuindo-lhe falsamente um discurso injurioso, com a intenção de atingir eleitoralmente o candidato do PSDB”.

A peça em questão mostra FHC chamando os aposentados de "vagabundos" quando era presidente da República (1995-2002). Para os advogados da coligação, a fala do tucano estava fora de contexto na propaganda.

 

 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host