21/08/2010 - 15h12

Serra critica política de segurança após invasão de hotel no Rio

Rodrigo Viga Gaier
Da Reuters
No Rio de Janeiro
  • Serra faz caminhada no centro de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense

    Serra faz caminhada no centro de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense

O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, criticou a política de segurança pública do governo federal ao comentar a invasão de um hotel de cinco estrelas no Rio de Janeiro por um grupo de homens armados neste sábado.

"Essa ação foi ousada e petulante", disse o candidato tucano, segundo colocado nas pesquisas de intenção de voto, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Ele comentava a invasão de pelo menos 10 homens armados e encapuzados ao hotel Intercontinental durante uma perseguição policial. Após duas horas de negociações, 35 reféns foram libertados e 10 pessoas presas.

Para Serra, não há no Brasil combate efetivo ao tráfico de drogas e armas. Ele disse ainda que a instalação de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) em favelas do Rio de Janeiro, embora importante, não é suficiente para o combate à criminalidade.

"Um fato como esse prejudica a imagem do Rio no exterior", disse Serra, que voltou a defender a criação de um Ministério de Segurança Pública.

"O governador que não trabalha direito, desperta o crime em outros Estados."

O candidato do PSDB também minimizou a ação que o PT afirma que levará à Justiça Eleitoral contra o programa tucano que mostra uma imagem em que Serra aparece ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"São bobagens e factoides do PT, essa é uma tradição. Eles atacam e processam as vítimas", disse.

O tucano evitou comentar a pesquisa do instituto Datafolha publicada neste sábado, que mostra a candidata do PT, Dilma Rousseff, com 17 pontos de vantagem sobre ele e aponta vitória no primeiro turno da candidata petista.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host