19/08/2010 - 14h00

Serra acusa governo de usar órgãos para propagar "as ideias de um partido"

Daniel Milazzo
Especial para o UOL Eleições
No Rio de Janeiro

O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, fez fortes críticas ao governo nesta quinta-feira (19), acusando a administração federal de usar órgãos como a TV Brasil para fazer propagação das "ideias de um partido". O presidenciável participou do 8º Congresso Nacional de Jornais, no Rio de Janeiro (RJ).

"Uma coisa é divergir de notícias, uma coisa é debater. Outra coisa, completamente diferente, é usar a opressão do Estado, traduzida em atitudes, traduzida em pronunciamentos, traduzida em conferências, em pressão econômica, traduzida em pressão da chantagem, em pressão da patrulha, organizadamente em função de um partido", disse Serra.

O tucano enalteceu a importância da liberdade de imprensa, mas fazendo ataques ao governo Lula. "O Brasil, em política externa, tem especial carinho ou amizade com países onde essa liberdade não existe", afirmou.

Serra ainda criticou o projeto de criação do Conselho Federal de Jornalismo e acusou o governo de fazer publicidade governamental "num nível que nunca vi antes", segundo ele. "O governo tem que respeitar a liberdade de imprensa, o governo não é feito para ser de partidos ou grupos, mas para servir à população".

Sobre a TV Brasil, o presidenciável tucano disse também que é um canal sem audiência, que serve pra criação de cargos para jornalistas e faz a propagação de ideias de um partido. A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, também participará do evento hoje.

Após se esquivar de questões sobre a força de sua campanha e sobre o PT, Serra aceitou responder a uma pergunta sobre a liberdade de expressão. "Meu compromisso é com a democracia, e não existe democracia sem liberdade de imprensa, sem liberdade de expressão e de informação. (...) Não fosse essa liberdade, não teriam sido descobertos mensaleiros, violadores de sigilo, portadores de dinheiro na cueca e muitas outras coisas", disse.

Após responder a esta pergunta, Serra não falou mais com jornalistas. Procurado pela imprensa, o candidato a vice em sua chapa, Indio da Costa, também não quis se manifestar.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host