19/08/2010 - 17h45

Dilma chama de "patética" estratégia de Serra de tentar colar em Lula

Daniel Milazzo
Do UOL Eleições
No Rio de Janeiro

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, atacou nesta quinta-feira (19) a estratégia de campanha de seu adversário, o tucano José Serra. "O candidato tenta, de uma forma muitas vezes patética, ligar seu nome ao do presidente Lula", disse a petista após discursar no 8º Congresso Brasileiro de Jornais, realizado no Rio de Janeiro.

"Tem dia que ele faz críticas, tem dia que ele quer ligar seu nome e seu projeto ao projeto do presidente Lula (...) Não sei o que dizer a respeito das diferentes oscilações do candidato", completou a ex-ministra da Casa Civil.

Mais cedo, o presidenciável do PSDB compareceu ao mesmo evento e aproveitou sua fala para fazer duras críticas ao governo federal.

Uma delas tratava das conferências nacionais prommovidas pela administração petista nas áreas de cultura, direitos humanos e comunicação. Para Serra, elas são meios de cerceamento de expressão através de um suposto controle da sociedade civil.

Dilma se defendeu, dizendo não haver temor em relação aos movimentos sociais. "Nós, muitas vezes, não adotamos as reivindicações, mas jamais vamos deixar de escutar". Ela contou a história de um ribeirinho, que teria definido, na ocasião das conferências, a função desses eventos como "conferir se tudo estava nos conformes".

A candidata do PT ainda fez questão de frisar sua atuação durante a ditadura militar e enalteceu a liberdade de expressão. "Meu conceito começa na pele. Liberdade de expressão, e de opinião, para mim, é no Brasil não ter cadeia por delito de opinião, por manifestação política, por direito de greve, pelo fato de que estudantes possam fazer manifestação e passeata. Tem tantas coisas que hoje parecem normais e que a minha geração não viveu", afirmou.


 


 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host