18/08/2010 - 12h13

Serra: reformas não são feitas porque governantes têm muitos problemas para resolver

Do UOL Eleições
Em São Paulo

Depois do candidato José Serra (PSDB) dizer que a reforma política no Congresso não é tão relevante, a candidata Marina Silva (PV) perguntou como o tucano pretende fazer as grandes reformas. "Quando você chega ao governo, são tantos problemas que esse tema fica para depois, porque sempre atrai resistência", respondeu Serra.

"Eu não creio que valha a pena convocar uma Constituinte exclusiva. Eu defendo a mudança do sistema eleitoral. Temos que ter uma representação controlada. No país, poderíamos ter voto distrital misto. Você divide São Paulo em 55 regiões e cada uma vai eleger o seu vereador. Essa mudança introduz no Brasil o vírus benéfico do voto distrital", completou.

Marina Silva, em réplica, ressaltou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que conduzirá a reforma política mesmo após sua saída da Presidência e vai ser uma "casca de ferida" na questão das reformas. “Todos são favoráveis às reformas, mas parece que num passe de mágica elas se realizam”, disse.

Segundo ela, a composição política da Dilma e do Serra são as mesmas que interditaram a reforma política nos últimos anos. Em resposta, Serra afirmou que pretende fazer uma mudança parcial para romper o "ciclo vicioso”.

“É muito difícil no Congresso aprovar medidas. Todo mundo vai para a tribuna com o maior respeito. Velhos, crianças, municípios, Jesus Cristo. Mas se o deputado se vê ameaçado, ele tende a ser contra”, disse.

O jornal Folha de S.Paulo e o portal UOL promovem nesta quarta-feira o primeiro debate da história da internet entre candidatos à Presidência da República. Os três principais candidatos à Presidência, Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), participam do debate no Tuca, teatro da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), com transmissão ao vivo pelo UOL.

Os candidatos convidados são os três mais bem colocados nas pesquisas. Na segunda-feira (16), pesquisa Ibope mostrou que a candidata do PT lidera a disputa com 43% das intenções de voto, contra 32% de Serra e 8% de Marina Silva.

A última pesquisa Datafolha sobre a disputa presidencial, divulgada na sexta-feira (13), também apontou a liderança da candidata petista com 41% das intenções de voto, contra 33% do tucano e 10% de Marina.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host