18/08/2010 - 11h23

Dilma ataca o DEM por ação contra ProUni; Serra chama PT de "ingrato"

Do UOL Eleições
Em São Paulo
  • Dilma Rousseff durante debate presidencial Folha/UOL

    Dilma Rousseff durante debate presidencial Folha/UOL

Na primeira pergunta que fez para o candidato José Serra (PSDB) no debate Folha/UOL, Dilma Rousseff (PT) questionou o DEM por ter entrado na Justiça para acabar com o Prouni (Programa Universidade para Todos).

"O senhor falou do Protec como exemplo para ensino técnico, na carona do Prouni. O meu governo criou o Prouni, para dar acesso aos mais pobres às universidades. O partido do seu vice [Indio da Costa, do DEM] quis acabar na Justiça com o projeto. O que teria acontecido se o Prouni tivesse acabado? O que você diria aos alunos beneficiados?", disse.

Em resposta, Serra disse que o DEM não entrou com o processo no STF (Supremo Tribunal Federal) e ressaltou que o PT também tentou barrar projetos da gestão tucana, como o Fundef.

"O que o PT já aprontou em matéria de 'quanto pior, melhor' não está escrito. O PT votou contra Tancredo no colégio eleitoral. Na Constituição, o PT votou contra a Constituinte. O PT votou contra o Plano Real, que acabou com a inflação. O PT votou contra o Proer, que até você elogiou", afirmou.

 

"A diferença é que nós reconhecemos que votamos errado e aprovamos a lei de responsabilidade fical e o Plano Real. Agora, existe uma lei que quer transformar os 704 mil estudantes do Prouni em pessoas sem oportunidade de continuar estudando e isso me preocupa, porque é algo que está vigendo", respondeu Dilma.

Serra, então, afirmou que "nesse torneio do 'quanto pior, melhor', o PT ganha disparado" e chamou o partido de "ingrato", por não reconhecer os ex-presidentes Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso pela criação do Plano Real.

 

O jornal Folha de S.Paulo e o portal UOL promovem nesta quarta-feira o primeiro debate da história da internet entre candidatos à Presidência da República. Os três principais candidatos à Presidência, Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), participam do debate no Tuca, teatro da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), com transmissão ao vivo pelo UOL.

 

Os candidatos convidados são os três mais bem colocados nas pesquisas. Na segunda-feira (16), pesquisa Ibope mostrou que a candidata do PT lidera a disputa com 43% das intenções de voto, contra 32% de Serra e 8% de Marina Silva.

A última pesquisa Datafolha sobre a disputa presidencial, divulgada na sexta-feira (13), também apontou a liderança da candidata petista com 41% das intenções de voto, contra 33% do tucano e 10% de Marina.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host