12/08/2010 - 11h30

Dilma terá 3 minutos a mais que Serra na TV e no rádio

Do UOL Eleições
Em São Paulo

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou nesta quinta-feira (12) o tempo de cada candidato à Presidência na propaganda eleitoral gratuita. A candidata do PT, Dilma Rousseff, da coligação “Para o Brasil seguir mudando”, terá 10 minutos 38 segundos e 54 centésimos em cada um dos dois blocos de 25 minutos que serão veiculados em cadeia de rádio e televisão.

O segundo maior tempo é o do candidato do PSDB, José Serra, da coligação “O Brasil Pode Mais”. O tucano terá sete minutos, 18 segundos e 54 centésimos. Já a candidata Marina Silva (PV) terá um minuto, 23 segundos e 22 centésimos.

O socialista Plínio Arruda Sampaio (PSOL) terá um minuto, um segundo e 94 centésimos para apresentar suas propostas no rádio e na TV. Já os outros cinco postulantes ao cargo, Rui Costa Pimenta (PCO), José Maria de Almeida (PSTU), José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Ivan Pinheiro (PCB) terão com 55 segundos e 56 centésimos cada um.

O tempo de cada candidato

  • 10min38s54

    Dilma Rousseff (PT)

     

  • 7min18s54

    José Serra (PSDB)

     

  • 1min23s22

    Marina Silva (PV)

     

  • 1min1s94

    Plínio Arruda Sampaio (PSOL)

     

  • 55s56

    Rui Costa Pimenta (PCO), José Maria de Almeida (PSTU), José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Ivan Pinheiro (PCB)

     

A propaganda eleitoral gratuita para presidente, na modalidade bloco, será veiculada a partir do dia 17 de agosto até 30 de setembro, às terças, quintas e aos sábados, às 7h e 12h no rádio e às 13h e 20h30 na televisão.

De acordo com sorteio realizado no último dia 3, Serra abrirá o horário eleitoral gratuito seguido de Plínio de Arruda Sampaio, Rui Costa Pimenta, José Maria de Almeida, Dilma Rousseff, José Maria Eymael, Levi Fidelix, Marina Silva e Ivan Pinheiro.

Inserções diárias

Além dos 25 minutos da modalidade bloco, a propaganda gratuita também será veiculada por mais seis minutos diários, divididos em inserções de, no máximo, 60 segundos, distribuídos ao longo da programação das emissoras, entre 8h e 24h, inclusive aos domingos.

Assim como na divisão por bloco, Dilma também terá o maior tempo diário nas inserções: 2 minutos e 33 segundos. Já José Serra terá 1 minuto e 45 segundos. Os outros candidatos contarão com menos de um minuto diário.

Como é feita a distribuição

A distribuição dos tempos do horário eleitoral gratuito segue regras estabelecidas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ao todo, serão 25 minutos de propaganda política para os candidatos à Presidência. Destes, um terço (cerca de 8 minutos) são divididos igualmente entre todos os candidatos. Já os dois terços restantes são distribuídos proporcionalmente de acordo com a bancada eleita por cada partido nas eleições de 2006.
 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host