10/08/2010 - 20h58

Marina critica alianças e diz que Dilma e Serra repetirão fisiologismo de Lula e FHC

Do UOL Eleições
Em São Paulo

A candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, disse nesta terça-feira (10) que seus concorrentes, José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), irão repetir - se eleitos - a prática de fisiologismo dos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).

"Serra e Dilma já estão tão comprometidos com as alianças que fizeram que eles só podem fazer mais do mesmo", criticou a ex-ministra do Meio Ambiente. "O mesmo do governo FHC, que ficou refém do fisiologismo do DEM, e do governo Lula, que ficou refém do fisiologismo do PMDB", afirmou.

A declaração foi dada pela senadora acreana ao ser questionada sobre a ausência de alianças em sua candidatura. "Eu quero governar com os melhores (...) com a ideia de que temos que acabar com a oposição pela oposição, com a situação pela situação", disse.

Marina participou da segunda de uma série de entrevistas realizadas pelo Jornal Nacional da Rede Globo com os presidenciáveis. Ontem (9), a candidata do PT inaugurou a sequência; nesta quarta-feira (11), será a vez do ex-governador de São Paulo.

Para a ex-ministra do Meio Ambiente, o fato de disputar o Palácio do Planalto sozinha não a faria lotear cargos no governo para garantir apoio político caso fosse eleita. Ela disse ainda que não pretende governar só com quadros de seu partido. "Eu vou governar com os melhores", afirmou.

Mensalão

Marina foi questionada sobre a crise do Mensalão, em 2005. "Eu permaneci no partido para dar a contribuição que eu tinha a dar no governo, e não por conivência", afirmou. "Mas o que eu sempre digo é: nem todos praticaram erro".

Ela também defendeu a demora na concessão de licenças ambientais para obras de infraestrutura durante sua atuação à frente do Ministério do Meio Ambiente. "Na época eu encarava com naturalidade", disse. "No governo anterior (de FHC) era uma média de 145 licenças por ano; depois (no governo Lula), foi uma média de 265 licenças por ano", afirmou.

Em 2008, Marina pediu demissão da pasta após travar uma disputa dentro do governo com ministros de áreas ligadas o desenvolvimento da infraestrutura no país.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host