02/08/2010 - 07h00

PT quase dobra número de filiados na "era Lula"; DEM e PMDB crescem menos

Diego Salmen e Maurício Savarese
Do UOL Eleições
Em São Paulo

Quando Luiz Inácio Lula da Silva comemorou na avenida Paulista sua primeira vitória nas eleições presidenciais, em outubro de 2002, o PT contava com pouco mais de 828 mil filiados em suas fileiras. Um Bolsa Família, um mensalão, uma reeleição e uma “marolinha” depois, a legenda superou os rivais PSDB e DEM no número de integrantes: tem 1,4 milhão de petistas de carteirinha para reforçar a campanha da presidenciável Dilma Rousseff ao Palácio do Planalto.

Ao longo dos quase oito anos de administração petista, o partido deixou os dois principais opositores para trás. De acordo com dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), no dia do comício da vitória de Lula, o PSDB tinha pouco mais de 1,04 milhão de integrantes, ante 1,02 do DEM, ex-PFL. Em abril deste ano, segundo os dados mais recentes do órgão, tucanos e democratas contavam, respectivamente, com 1,3 milhão e 1,1 milhão de filiados.

Crescimento do número de filiados

  • Rodrigo Damati/UOL

Apesar de oficiais, os números estão sujeitos à falta de atualização dos próprios partidos, alertaram especialistas ouvidos pelo UOL Eleições. “O PT tem oito anos no governo federal, com ampla participação de militantes do partido em cargos de confiança. Portanto, esse crescimento, que não chegou a dobrar a sigla, não parece exagerado”, avalia o consultor político Amaury de Souza, da MCM.

Para a cientista política Maria do Socorro Braga, da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), o crescimento da legenda pode ser atribuído, entre outros fatores, à chegada do partido à Presidência e ao PED (Processo de Eleição Direta), no qual os dirigentes petistas são escolhidos em votação dos filiados. O PT é a única entre as principais siglas brasileiras a usar esse sistema.

“Com Lula, eles abriram muito o partido para o filiado menos orgânico”, diz a especialista, ao se referir a novos integrantes de viés menos ideológico. "Essa era uma das estratégias para diluir os grupos mais à esquerda dentro do PT”. Para o consultor Souza, o "número de filiados é determinado pelos diretórios municipais. Se o partido os incentiva, cresce”.

O PMDB, sigla com mais filiados no Brasil e que tem o maior número de diretórios municipais e prefeitos no país, tem 2,3 milhões de membros. A representatividade do partido foi um dos elementos que pesaram para a aliança de peemedebistas com a petista Dilma, preferida de Lula para sucedê-lo no Poder Executivo, no enfrentamento com o tucano José Serra. O instituto de pesquisa Datafolha indica empate entre os dois.

Oposição

Representatividade*

  • Rodrigo Damati/UOL

    Em 2010

  • Rodrigo Damati/UOL

    Em 2002

    *Em relação ao total de filiados dos cinco partidos

O crescimento baixo dos partidos da oposição não se deve exclusivamente à alta popularidade do presidente Lula, afirma o cientista político David Fleischer, professor da UnB (Universidade de Brasília). "O PT cresceu também por promover mobilização permanente. Os outros partidos, incluindo os dois principais de oposição, se encontram apenas de dois em dois anos, para as eleições", diz.

Analistas políticos têm previsto a redução das bancadas parlamentares de PSDB e DEM. “A provável queda deles é reflexo da capacidade que tiveram para se mobilizar. O número de filiados indica isso e o número que eles terão no Congresso também vai indicar”, afirma Fleischer. Souza, da MCM, vê “mudança de eixo do DEM para o Sudeste, mas não o bastante para compensar as perdas no Nordeste”.

O cenário surpreendeu oposicionistas. Assim que estourou o escândalo do mensalão, em meados de 2005, membros do DEM e do PSDB imaginaram que o episódio de compra de apoio político e caixa dois eleitoral abalaria o PT por décadas. “Estou é encantado porque a gente vai se ver livre desta raça por, pelo menos, 30 anos”, disse na época Jorge Bornhausen, então presidente do PFL, que se tornaria Democratas.

Entre junho de 2006, antes da campanha eleitoral que reelegeu Lula, até abril deste ano, o DEM ganhou cerca de 76 mil filiados. O PT arrebanhou quase 345 mil pessoas. Naquele mês, os petistas já somavam mais adeptos que os democratas: 1,048 milhão para o partido de Lula e 1,025 para o de Bornhausen.

Os tucanos, hoje capitaneados por Serra, apresentaram desempenho superior aos aliados do DEM entre 2006 e 2010: ganharam mais de 222 mil filiados. Antes das últimas eleições presidenciais, o partido ainda aparecia à frente do PT, com 1,091 milhão de integrantes. O segundo mandato de Lula desequilibrou a balança.

Embora seja bastante menor que os rivais, o Partido Verde experimentou um importante crescimento no governo Lula – ao qual aderiu de início para abandonar em auxílio da presidenciável Marina Silva, ex-filiada ao PT. Em 2002, a sigla tinha cerca de 96 mil membros e, também por conta da adesão da ex-ministra do Meio Ambiente, saltou para mais de 273 mil neste ano.

Número de filiados

  • Rodrigo Damati/UOL

    Fonte: TSE (números de abril de 2010)

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host