21/07/2010 - 18h57

Serra diz que faltam mulheres na política para preencher cotas nos partidos

Júlia Machado e André Naddeo
Do UOL Eleições
No Rio de Janeiro

O candidato à Presidência da República pelo PSDB, José Serra, participou, nessa quarta-feira (21), de um evento no COB (Comitê Olímpico Brasileiro), na zona oeste do Rio de Janeiro, e ao comentar a participação das mulheres na política brasileira, num momento em que pela primeira vez na história duas delas, de fato, concorrem para valer ao cargo máximo do poder Executivo, disse ao UOL Eleições que gostaria de ver mais mulheres em cargos políticos, mas que "mulher não tem disponibilidade de tempo, tem a maternidade, vários fatores que complicam".

"Diferente dos homens, em geral, elas têm três empregos: trabalham fora, cuidam das crianças e às vezes têm que cuidar do marido”, afirmou o tucano. Serra também destacou a dificuldade dos partidos cumprirem a lei aprovada no ano passado pelo Congresso Nacional, que obriga cada partido a ter em seu quorum a cota mínima de 30% de mulheres.

“Não há barreira do ponto de vista dos partidos. Só que às vezes tem uma cota e você tem ficar procurando porque não são muitas que se dispõem”, opinou em relação à dificuldade das siglas em cumprir a risca a determinação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). “Mas para a política brasileira, seria muito bom ter mais mulheres parlamentares sem dúvida nenhuma”, completou.

Centros regionais de excelência

 

O candidato do PSDB participou da solenidade no COB, na qual recebeu detalhes do planejamento da entidade para os Jogos Olímpicos de 2016 – a exemplo do que já havia ocorrido com a também presidenciável Marina Silva (PV) na semana passada. O evento contou com a presença de atletas olímpicos, como Nalbert e Adriana Behar (vôlei) e Flávio Canto (judô).

Serra ganhou de presente uma jaqueta da seleção olímpica, que resolveu “experimentar porque se não der vou mandar ajustar”, e comentou a necessidade de o Brasil criar centros regionais de excelência no esporte visando os Jogos de 2016.

“O Brasil tem que ter centros esportivos que possam desenvolver atividades esportivas antes dos Jogos e receber as delegações [antes dos Jogos]”, afirmou. A proposta, segundo o candidato tucano, “é que isso não só incentive o esporte, mas descentralize também a preparação de atletas, não pode ficar tudo em São Paulo, ou no Rio. Além disso, com esses centros, incentivamos também o turismo nessas e outras regiões”, completou.

Ainda em seu discurso, quando surgiu o assunto futebol, Serra não perdeu a oportunidade e alfinetou, mesmo que de leve, o presidente Lula. “Eu não sou analista esportivo, não vou fazer análise de futebol, porque futebol é uma paixão. O importante é desenvolver outros esportes e não só o futebol”, disse.

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host