13/06/2010 - 13h29

PT lança Dilma reforçando imagem de mãe, mulher e escolhida de Lula

Carlos Bencke
Do UOL Eleições
Em São Paulo
  • A candidata Dilma Rousseff ao lado do presidente Lula em convenção nacional do PT

    A candidata Dilma Rousseff ao lado do presidente Lula em convenção nacional do PT

O PT lançou oficialmente neste domingo (13) Dilma Rousseff à Presidência da República com o claro objetivo de valorizar o fato de a candidata ser mulher, mãe e a escolhida do presidente Lula à sucessão. “Chegou a hora de uma mulher governar este país. Nós mulheres nascemos com o sentimento de cuidar, amparar e proteger. Somos imbatíveis na defesa da nossa família e dos nossos filhos”, disse.

O presidente do PMDB e candidato a vice na chapa com o PT, Michel Temer, chegou a dizer que este “é um congresso de trabalhadoras”.

A petista fez todo seu discurso reforçando a ideia de continuidade do governo Lula em áreas de segurança, transporte público, infra-estrutura. Citou programas do governo federal como o Minha Casa, Minha Vida e disse ser a pessoa que sabe como ampliar os benefícios de cada um deles.

“O tabu mais importante que derrubamos foi o de que era impossível governar para todos os brasileiros”, disse a ex-ministra da Casa Civil. E completou dizendo que a maioria dos presidentes que vieram antes governava para um terço da população e tratava o restante como resto. A petista falou do país como uma casa e tratou os brasileiros como filhos que não poderiam ser abandonados.

Durante todo o evento, vídeos no telão colocado atrás do palco mostravam histórias de superação de mulheres e da luta por igualdade de gêneros.

“Elas mudaram o Brasil com sensibilidade. Com a mesma sensibilidade ela vai continuar mudando o Brasil”, dizia uma narração. A campanha petista tenta reverter a tendência de preferência do eleitorado feminino pelo adversário José Serra.

 

  • Wanderley Luxemburgo participou da convenção do PT neste domingo

De acordo com pesquisa divulgada pelo Datafolha no fim de maio, entre os homens Dilma teria a preferência de 42% dos votos, contra 36% do adversário Serra. Já entre o eleitorado feminino, o tucano teria 38% da preferência, contra 33% da petista.

Promessas

A candidata reforçou em seu discurso a promessa de levar educação de qualidade a todos os brasileiros “da creche à pós-graduação”. Sobre saúde, a petista ressaltou as Unidades de Pronto Atendimento e a produção de remédios dentro do país com pesquisa própria para baratear o preço dos medicamentos.

Afirmou que o governo Lula foi o que mais investiu em pesquisa e tecnologia. “Tudo o que pode ser produzido no Brasil, deve ser produzido no Brasil”, afirmou. Ao fim do discurso, a candidata disse que era preciso cuidar mais e melhor das crianças, dos jovens e dos mais velhos.

Logo depois do fim da convenção, Dilma publicou em seu Twitter: "Ao lado do presidente Lula, dos companheiros do PT e dos partidos aliados, foi muito bom dizer e ouvir das companheiras: mulher pode!!!".

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host