08/06/2010 - 15h23

Serra diz que, ao contrário da Bolívia, Colômbia não faz "corpo mole" ao tráfico

Diego Salmen
Do UOL Eleições
Em São Paulo
  • Serra prometeu que, se eleito, SUS financiará internações de dependentes químicos

    Serra prometeu que, se eleito, SUS financiará internações de dependentes químicos

O pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, disse nesta terça-feira (8) que o governo da Colômbia, ao contrário do da Bolívia, "não faz corpo mole" no combate ao fornecimento de drogas para o Brasil. Ele havia dito que o governo de Evo Morales era "cúmplice" no tráfico de drogas.

Segundo um relatório divulgado pela Jife (Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes) em fevereiro deste ano, a Colômbia registra o maior número de apreensões de cocaína e de laboratórios destruídos em toda a região.

Serra, no entanto, disse que sua crítica à Bolívia valia para qualquer nação que fornecesse drogas ao país. O tucano se encontrou em São Paulo com especialistas em dependência química e familiares de dependentes para ouvir suas propostas para o tema.

O ex-governador de São Paulo prometeu que, se eleito, irá "fortalecer a ação de combate ao contrabando e repressão ao tráfico". Ele disse ainda que o SUS (Sistema Único de Saúde) irá financiar internações de dependentes químicos em clínicas especializadas.

Na avaliação do pré-candidato, a atual estrutura institucional do governo federal para lutar contra as drogas é inadequada. "O esquema Senad [Secretaria Nacional Antidrogas] mais o Ministério da Saúde não funciona", criticou o presidenciável.

"Tem gente que é contra clinicas especializadas com internação", disse Serra, em referência à ausência deste modelo na proposta de combate às drogas recentemente elaborada pelo governo. "Acho que o SUS tem que chegar às comunidades terapêuticas", afirmou.

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host