03/10/2010 - 21h30

Após usar imagem de Lula em campanha, tucano Siqueira vence em primeiro turno

Do UOL Eleições
Em São Paulo

O tucano Siqueira Campos volta ao governo do Tocantins depois de uma disputa acirrada, em que chegou a utilizar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua campanha, apesar do apoio à candidatura de José Serra à Presidência da República.

Lula havia declarado apoio ao rival, Carlos Gaguim, a quem Siqueira acusou de envolvimento em um suposto esquema de fraude em licitações no Estado.

Dados do governador eleito

Nome José Wilson Siqueira Campos (PSDB)
Data de nascimento 01/08/1928
Escolaridade Lê e escreve
Ocupação Empresário
Patrimônio R$436.991,29

No Tocantins, a sombra do presidente rondou toda a campanha eleitoral; para se ter uma ideia, todos os candidatos ao Senado apoiaram a presidenciável petista Dilma Rousseff.

José Wilson Siqueira Campos nasceu em 1º de agosto de 1928, na cidade de Crato, interior do Ceará. É casado com Marilúcia Siqueira Campos e tem oito filhos. Filho de sapateiro, quando criança trabalhou com a família em seringais no Amazonas.

Na década de 1960, mudou-se com os pais para o norte de Goiás, região que futuramente constituiria o Estado de Tocantins e onde trabalhou como agricultor. Fundou a Cooperativa Goiana de Agricultura e passou a atuar no movimento popular que lutava pela emancipação do Tocantins.

Em 1965, um ano após o golpe militar, elegeu-se vereador no município de Colinas, onde defendeu a criação do novo Estado. Por sua militância, foi vítima de tentativas de assassinato e preso por policiais do regime. Acabou sendo libertado após 21 dias de detenção.

Em 1970, foi eleito deputado federal, levando à Câmara as reivindicações pela criação da unidade federativa, que foi criada em 1988, na Assembleia Constituinte, da qual Siqueira participou. Na ocasião, já estava em seu quinto mandato como deputado federal.

No ano seguinte, tornou-se o primeiro governador do Tocantins, ficando no cargo até março de 1991. Foi eleito mais uma vez em 1994 e reeleito em 1998.

Propostas

Dividir o Tocantins em 18 regiões administrativas, cada uma delas com estrutura para receber, em caráter permanente, órgãos do Governo do Estado
Implementar hospitais de pequena, média e alta complexidade em cada uma das novas regiões administrativas
Zerar o déficit habitacional do Estado com a construção de 70 mil casas populares, seja por meio de programas estaduais ou parcerias com prefeituras e o governo federal
Investir no ensino profissionalizante em escolas técnicas de tempo integral. Serão construídas novas escolas e haverá dois professores por sala de aula no 1º e no 2º ano do ensino fundamental
Aumentar a repressão ao tráfico, criar a delegacia virtual, e qualificar a polícia, além de construir novos presídios em parceria com a iniciativa privada

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host