17/08/2010 - 19h28

Veja quais foram as palavras mais usadas no debate

Cintia Baio
Do UOL Eleições
Em São Paulo

As farpas trocadas entre os candidatos a governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) e Aloizio Mercadante (PT), no primeiro debate para a internet promovido pela Folha e pelo UOL, tornam-se mais visíveis ao observar quais foram as palavras frequentemente utilizadas pelos candidatos durante o evento. Tanto o tucano quanto o petista repetiram muito mais vezes o nome de seu partido rival do que o do seu próprio partido.

Aloizio Mercadante falou sobre o PSDB por 15 vezes. O candidato citou o seu partido em apenas 4 ocasiões. Com Geraldo Alckmin não foi diferente. Repetiu a palavra "PT" em 21 momentos diferentes ao longo do debate. Veja quais foram as 100 palavras mais usadas pelos candidatos:

Alckmin

A expressão "vou fazer", de Alckmin, ajuda a constatar que ele foi o candidato que mais apresentou propostas concretas durante o evento -um total de 12, contra 8 de Russomano e 3 de Mercadante.

  • Fonte: Many Eyes

Mercadante

Já Aloizio Mercadante apostou no tema "Educação", repetindo a palavra por 28 vezes. No final do debate, Mercadante se auto-intitulou "o governador da eduação".

  • Fonte: Many Eyes

 Russomanno

Celso Russomanno falou bastante sobre direitos dos consumidores e citou, por diversas vezes, a palavra "números", se referindo sobre a importância ou não de usá-los para retratar a realidade. "Aqui muito foi falado sobre números, números daqui, números de lá, números e números, e aí eu te pergunto: será que está bom mesmo? Será que é do jeito que as coisas estão sendo colocadas ou será que está faltando tudo?", disse o candidato do PP. 

  • Fonte: Many Eyes

 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host