17/08/2010 - 11h05

Russomanno diz que Sabesp "entrega ar" ao consumidor paulista

Do UOL Eleições
Em São Paulo

O candidato a governador de São Paulo Celso Russomanno (PP) acusou nesta terça-feira (17) a companhia de saneamento básico do Estado de São Paulo (Sabesp) de entregar até 40% de “ar”, ao invés de água, para o consumidor paulista, questionando a falta de investigação sobre essa questão.

“A Sabesp não tem na rede de abastecimento ventosas que eliminam ar”, afirmou Russomanno, indicando que a proporção de ar na tubulação pode chegar a 40%. “Em qualquer país do mundo, se a companhia de água entregar ar em vez de água, ela é autuada”.

A declaração de Russomanno foi feita durante o debate Folha/UOL, em resposta a uma pergunta do candidato Geraldo Alckmin (PSDB), que havia questionado qual seria a proposta de Russomanno para saneamento básico no Estado.

“Cabe a fiscalização ao governo do Estado de São Paulo”, afirmou Russomanno. “A iniciativa privada é punida, mas a empresa do governo infelizmente não é punida".

"E eu gostaria muito de saber por que é que nós continuamos entregando ar em vez de entregar água ao consumidor?", acrescentou "Essa denúncia eu já fiz faz muito tempo”.

Segundo Russomanno, existe uma lei que obriga a Sabesp a coletar esgoto, mas não obriga a companhia a tratá-lo, e por isso “o esgoto não está tratado como deveria” e é “jogado no meio ambiente”.

Alckmin declarou que "São Paulo universalizou o abastecimento de água, água de qualidade".

O jornal Folha de S.Paulo e o portal UOL promovem nesta terça-feira (17) um debate inédito pela internet entre os candidatos ao governo do Estado de São Paulo. Geraldo Alckmin (PSDB), Aloizio Mercadante (PT) e Celso Russomanno (PP) participam do encontro no Tuca, teatro da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), com transmissão ao vivo pelo UOL.

Segundo pesquisa Datafolha divulgada na última sexta-feira (13), o candidato do PSDB lidera a disputa pelo Palácio dos Bandeirantes, com 54% das intenções de voto, contra 16% do petista e 11% de Russomanno.
 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host