17/08/2010 - 12h00

No terceiro bloco, Russomanno ataca pedágios, e Alckmin cita Serra

Rosanne D'Agostino
Do UOL Eleições
Em São Paulo

No terceiro bloco do debate com candidatos ao governo do Estado de São Paulo, promovido nesta terça-feira (17) pelo jornal Folha de S.Paulo e o portal UOL, o candidato Geraldo Alckmin (PSDB) citou o tucano José Serra pela primeira vez no encontro para defender sua gestão. Já Celso Russomanno (PP) aproveitou para alfinetar um dos pontos mais criticados da gestão PSDB, os pedágios.

Alckmin, Aloizio Mercadante (PT) e Celso Russomanno (PP) participam do debate inédito na internet no Tuca, teatro da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), com transmissão ao vivo pelo UOL, mediado pelo jornalista Fernando Rodrigues.

Na primeira pergunta, Russomanno questionou Alckmin sobre a nota fiscal paulista, dizendo que o governo fez uma “publicidade enorme, fez afirmação falsa e enganosa, porque a maioria dos produtos não recebem o retorno”. “Vou procurar ampliar para produtos que ainda não estão incluídos”, respondeu Alckmin. “O governo deveria dar exemplo”, atacou o pepista. Já o tucano afirmou que São Paulo avançou no governo eletrônico.

Mercadante afirmou em seguida que o Estado tem condições de melhorar a educação, mas que cinco milhões de alunos estão com o futuro comprometido. Russomanno, que respondeu à pergunta, mais uma vez atacou Alckmin e a questão dos pedágios no Estado, segundo ele, “os mais caros do mundo”. “Nós temos que fazer do ensino médio um ensino profissionalizante. Professor não pode ser tratado com borrachada”, completou o petista.

Em seguida, Russomanno complementou a crítica, desta vez, a assunto abordado no primeiro bloco, de que faltariam investimentos do governo federal no Estado, como argumentou Alckmin. “Só que o governador de São Paulo é muito importante para buscar recursos do governo federal. O governador não foi buscar nada, só porque o partido é de oposição, não conversa”, atacou Russomanno. “Isso vai mudar”, concluiu. “São Paulo cresce mais que o Brasil”, rebatou Alckmin.

Por fim, Mercadante voltou a criticar a área da segurança, citando o presídio de Hortolândia -apelidado de “Carandiru caipira” por sua dimensão semelhante e por albergar muitos detentos transferidos da célebre Casa de Detenção desativada em 2002 na zona norte de São Paulo.

Provocando a primeira reação da plateia, Alckmin defendeu que, no lugar da penintenciária demolida, foi construída por José Serra “uma das melhores bibliotecas do país”. A Biblioteca de São Paulo foi inaugurada por Serra, agora candidato à Presidência, ainda durante sua gestão frente ao governo de SP em fevereiro deste ano.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host