17/08/2010 - 11h16

Em dobradinha, Mercadante e Russomano batem em segurança da gestão Alckmin

Do UOL Notícias
Em São Paulo

A primeira pergunta do candidato do PP ao governo de São Paulo, Celso Russomanno, ao candidato do PT, Aloizio Mercadante, foi sobre segurança pública, crime organizado nas ruas e nos presídios e salário de delegados. Eles fizeram uma dobradinha para criticar a gestão tucana e bater em Geraldo Alckmin (PSDB).

“Não vou fazer como outros e transferir a responsabilidade. Vamos equacionar e resolver. No governo do Alckmin, o crime organizado tomou conta dos presídios. Temos que separar os presos por grau de periculosidade, temos que fazer a lei de monitoramento eletrônico dos presos, temos que ter pensas alternativas para os crimes de menor periculosidade e prender quem tem que ser preso”, respondeu Mercadante.

Segundo ele, existem quatro mil vagas em presídios de segurança máxima e o governo paulista não mandou nenhum preso para essas unidade.

De acordo com ele, hoje já existem equipamentos, como radiografias, que mostram até os ossos do corpo, que poderiam ser usados na porta de presídios, para visitantes e presos, verificando a presença de celulares no corpo das pessoas.

“Sem comunicação, sem celular, os presos não podem comandar o crime organizado aqui fora. Deve-se combater a entrada de celulares no presídio”, defendeu o candidato do PP.

Ele também diz que o agente penitenciário tem que ser submetido a exames toxicológicos a cada seis meses.

Outro ponto em debate foi a valorização dos policiais. “Nós precisamos, além de reorganizar o sistema prisional, integrar a rede de inteligência da polícia e fazer com que os policiais tenham uma carreira. Nós não temos uma política de segurança em São Paulo. Os salários dos delegados daqui são os mais baixos do país e o governo paulista quer impedir a publicidade disso”, afirmou Mercadante, que defendeu ainda mais policiamento nos bairros, aproximar mais a polícia da sociedade e colocar o batalhão na porta da escola para evitar o envolvimento dos jovens.

O jornal Folha de S.Paulo e o portal UOL promovem nesta terça-feira (17) um debate inédito pela internet entre os candidatos ao governo do Estado de São Paulo. Geraldo Alckmin (PSDB), Aloizio Mercadante (PT) e Celso Russomanno (PP) participam do encontro no Tuca, teatro da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), com transmissão ao vivo pelo UOL.

Segundo pesquisa Datafolha divulgada na última sexta-feira (13), o candidato do PSDB lidera a disputa pelo Palácio dos Bandeirantes, com 54% das intenções de voto, contra 16% do petista e 11% de Russomanno.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host