29/07/2010 - 13h57

Quércia minimiza crítica a Mercadante e diz que ''quem é PMDB está com Serra''

Andréia Martins
Do UOL Eleições
Em São Paulo

O ex-governador de São Paulo Orestes Quércia (PMDB), candidato ao Senado nas próximas eleições, minimizou nesta quinta-feira (29) a crítica feita à candidatura de Aloizio Mercadante (PT), candidato ao governo do Estado, no início da semana. Segundo o peemedebista, a candidatura de Mercadante é "uma falta de opção/" do PT no Estado.

"Foi uma declaração fria, não uma crítica. Na verdade, o que eu queria dizer é que o PT realmente não tinha outros nomes e a vontade do Mercadante era sair candidato ao Senado, não ao governo estadual. Mas isso não foi possível e ele atendeu o pedido", disse Quércia, ao final da sabatina com o candidato ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), promovida pelo portal UOL e pelo jornal Folha de S.Paulo.

Para Quércia, o apoio ao candidato tucano em São Paulo não abala a aliança nacional do PMDB com o PT. Apesar de apoiar o tucano no Estado, o candidato ao Senado ofereceu apoio incondicional ao presidente do partido, Michel Temer, para assumir o posto de vice na chapa de Dilma Rousseff (PT) na eleição presidencial.

"Isso não atrapalha [o relacionamento entre os partidos]. Primeiro porque o Serra vai ganhar. O Lula já ganhou, já teve tempo para mostrar a sua candidata. Mas agora, começa um momento de reflexão e Serra é o mais preparado", disse.

Candidato ao Senado nas próximas eleições, Quércia disse estar "confiante na eleição e que a campanha na TV irá reverter os resultados". A última pesquisa Datafolha mostrou a candidata petista Marta Suplicy com 32% das intenções de voto, seguida de Romeu Tuma (PTB), com 22%, e Quércia, com 21%.

Em resposta ao peemedebista, Mercadante, depois de participar da sabatina realizada na quarta-feira (28), disse que Quércia o verá eleito e "irá à minha ceroimônia de posse".

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host