31/10/2010 - 22h00

Com virada, Anchieta Jr. supera ex-governador e é reeleito em Roraima

Do UOL Eleições
Em São Paulo

Governador desde dezembro de 2007, quando assumiu no lugar de Ottomar Pinto (PSDB), morto por uma parada cardiorrespiratória, José de Anchieta Jr. (PSDB) se reelegeu para o cargo depois de uma virada nas pesquisas de intenção de voto, que indicavam vantagem de seu rival, Neudo Campos (PP), até o início do segundo turno.

DADOS DO GOVERNADOR ELEITO

Nome José de Anchieta Junior
Data de nascimento 11/03/1965
Escolaridade Superior completo
Ocupação Engenheiro
Patrimônio R$ 564.008,48

Apoiador de José Serra (PSDB), Anchieta se beneficiou da popularidade do presidenciável em um Estado cuja população havia dado a vitória ao tucano com 51% dos votos válidos no primeiro turno, contra 28% que foram depositados para a candidata Dilma Rousseff (PT).

Apesar disso, enfrentou dissidências em sua própria base. Alegando falta de “compromisso” do tucano, Urzeni Rocha, deputado federal e vice-presidente do PSDB no Estado,  a ex-secretária-geral Marluce Pinto, viúva de Ottomar, e o tesoureiro do partido, Evandro Moreira, passaram a pedir votos para Campos na reta final da disputa

O governador eleito e seu adversário trocaram acusações sobre um suposto uso político da Polícia Federal - Anchieta foi abordado diversas vezes por agentes da instituição (que também atua como polícia eleitoral no Estado) durante a campanha.

A última delas, perto do fim do segundo turno, foi motivada por uma denúncia de transporte de dinheiro para a suposta compra de votos, o que caracterizaria crime eleitoral.  Na ocasião, o tucano acusou Campos de tentar “desvirtuar o processo eleitoral”.  O candidato derrotado rebateu. “Estão me dando um poder que não tenho e nunca tive”, disse.

Além disso, Anchieta buscou explorar em sua campanha à reeleição o histórico de seu adversário na Justiça. Ex-deputado, Campos tem contra si mais de 20 inquéritos e ações penais no STF (Supremo Tribunal Federal), e chegou a ser preso em 2003 na Operação Gafanhoto, realizada pela Polícia Federal para desmontar um esquema que utilizava funcionários fantasmas para enriquecer autoridades do Estado. Na ocasião, Campos atribuiu as acusações à "perseguição" de um juiz que participava das investigações.

Trajetória

Nascido em 11 de março de 1965 em Jaguaribe, interior do Ceará, o engenheiro civil José de Anchieta Junior migrou para Roraima no início da década de 1990. É casado e tem dois filhos.

Em 2004, tornou-se secretário estadual de Infraestrutura, presidente do Conselho Rodoviário Estadual e integrante do Comitê Gestor para Assuntos Fronteiriços.  Elegeu-se vice-governador do Estado dois anos depois, e em 2007, assumiu o cargo após a morte de Ottomar Pinto.

Anchieta envolveu-se em uma polêmica em meio à demarcação da reserva indígena Raposa/Serra do Sol em 2008, quando foi iniciada a operação para retirada de arrozeiros e proprietários de terras da reserva. Na ocasião, o tucano teria pedido ajuda ao presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), para obter a liberdade de Paulo César Quartieiro, líder arrozeiro e prefeito do município de Pacaraima.

Quartieiro havia sido preso pela Polícia Federal depois de nove índios serem feridos em ataque armado dentro de sua fazenda, que fica dentro de área indígena. A "invasão" foi classificada de "terrorismo" por Anchieta, que negou ter intercedido a favor de Quartieiro. "Eu estava em Brasília exclusivamente para tratar dos interesses do Estado e conversando com os ministros do Supremo", afirmou à época.

No ano seguinte, a PGE (Procuradoria Geral Eleitoral) pediu a cassação do mandato do governador recém-empossado ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por suposto abuso de poder econômico na eleição de 2006. Anchieta negou as acusações, e o pedido foi rejeitado pelo tribunal por falta de provas.

Principais propostas

Implantação do Programa Estadual de Biocombustíveis
Assinatura de acordo comercial com a Venezuela para importação de combustíveis com preços diferenciados
Recuperação e repotencialização do Parque Gerador de Jatapú
Implantação do GSAN – Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento
Criação do Museu dos Povos de Roraima e estruturação da Secretaria de Cultura e Desportos

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host