31/10/2010 - 20h37

Confúcio confirma vitória do primeiro turno e é o novo governador de Rondônia

Do UOL Eleições
Em São Paulo
  • Confúcio Moura: peemedebista confirma favoritismo e é eleito governador

    Confúcio Moura: peemedebista confirma favoritismo e é eleito governador

Confúcio Moura, do PMDB, 62, é o novo governador do Estado de Rondônia. Depois de vencer o primeiro turno por uma diferença de 45.415 votos, o peemedebista foi eleito, derrotando o atual governador e candidato à reeleição João Cahulla (PPS).

Dados do governador eleito

Nome Confucio Aires De Moura
Data de nascimento 16/05/1948
Escolaridade Superior Completo
Ocupação Médico
Patrimônio R$ 8.554.881,14

Sempre filiado ao PMDB, Confúcio foi deputado federal por três mandatos (1995-1999, 1999-2003 e 2003-2007) e foi eleito prefeito do município de Ariquemes (2005-2008). Reeleito em 2008, ele renunciou ao cargo para disputar a eleição para o governo do Estado. O vice do peemedebista é Airton Guargacz (PDT).

Campanha

Durante a campanha, os candidatos se concentraram em apontar falhas de suas atuações. No caso do peemedebista, as críticas foram direcionadas à gestão do governo de Cahulla e de seu antecessor e aliado, o senador eleito Ivo Cassol (PP). Cahulla critcou a administração de Confúcio na Prefeitura de Ariquemes, comandada pelo adversário em dois mandatos.

Confúcio defendeu um modelo de administração pública que valorizasse a profissionalização do Estado, com mais funcionários concursados, além de afirmar que seu programa de governo dará prioridade para as ações nas áreas de educação, saúde, meio ambiente e segurança pública.

Sobre o atual governo, alegou caos na saúde e na segurança pública, argumentando que o governador deu prioridade apenas a estradas e negligenciou os outros setores.

Apoiado por uma coligação (“Aliança por uma Rondônia melhor para todos”) que reuniu quatro partidos, dentre eles o DEM, adversário do PMDB e aliado do PPS no plano nacional, e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no segundo turno o peemedebista recebeu apoio do terceiro colocado na disputa no primeiro turno, o tucano Expedito Júnior, e do senador eleito e ex-governador Valdir Raupp (PMDB), importante liderança política no Estado.

No último debate entre os candidatos, o tom de críticas e acusações foi elevado. Confúcio acusou o adversário de baixar "o nível da campanha". "Foi ao limite extremo do jogo duro, do jogo sujo. O segundo turno só teve golpe baixo", disse o peemedebista.

Principais propostas

Credenciamento de serviços de UTI e hemodiálise; reforma e aquisição de equipamentos para os hospitais e postos de saúde; internação domiciliar
Metas para reduzir a criminalidade, mapear a violência no Estado, melhorar a estrutura da Polícia Militar e da Polícia Técnica, rever salários
Implantar um programa de habitação popular no Estado
Implantar a educação integral em dois turnos na rede estadual
Criar um plano de cargos e salários para os servidores públicos e estabelecer gratificações

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host