04/10/2010 - 13h34

Tarso Genro defende aproximação do PT com Marina Silva no segundo turno

Alexandre de Santi
Especial para o UOL Eleições
No Rio Grande do Sil

O governador eleito do Rio Grande do Sul Tarso Genro (PT), defendeu uma aproximação do PT e da presidenciável do partido, Dilma Rousseff, com a candidata Marina Silva (PV), terceira colocada na eleição presidencial. Com uma votação expressiva de quase 20 milhões de votos, seu apoio pode ser decisivo no segundo turno.

"Creio que devemos procurar a Marina. Sei que ela tem mais afinidade com o projeto que a Dilma representa do que com o projeto que o Serra representa", disse o petista em entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira (4), em seu comitê em Porto Alegre.

Tarso, que trabalhou com a ex-ministra durante seis anos e meio no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse se considerar um amigo da verde. Questionado se faria uma ponte entre o partido e a senadora, Tarso respondeu que sim. "Se a coordenação [da campanha de Dilma] me der [essa tarefa] farei com enorme prazer. (...) Eu adoro a Marina", disse o petista.

"Do ponto de vista pessoal, me identifico tão bem com a Marina, embora eu me identifique mais politicamente com a Dilma", completou ele, que afirmou que número de votos da senadora não surpreendeu apenas o PT.

"Houve uma surpresa em todos os partidos. Não foi uma coisa só do PT", admitindo que houve uma migração de votos de Dilma para Marina nos últimos 15 dias.

Confiante, Tarso disse acreditar na vitória de Dilma no segundo turno. "Quem cresceu não vai para o segundo o turno", em referência ao crescimento da verde e não do adversário da petista no segunto turno, o tucano José Serra.

O ex-ministro da Justiça embarca hoje para Brasília, acompanhado do senador eleito pelo Rio Grande do Sul, Paulo Paim (PT), para participar de uma reunião convocada pelo presidente Lula. O assunto será a estratégia da campanha de Dilma no segundo turno.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host