03/10/2010 - 09h07

Gabeira reconhece que segundo turno é improvável e deseja "felicidades ao vencedor"

André Naddeo
Do UOL Eleições
No Rio de Janeiro

O voto dos candidatos

O candidato do PV ao governo do Estado do Rio de Janeiro, deputado federal Fernando Gabeira, votou neste domingo, por volta das 8h20, no colégio municipal Pedro Ernesto, perto da Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul da capital fluminense. Gabeira reconheceu que suas chances de levar a disputa ao segundo turno são extremamente remotas, mas agradeceu o apoio que recebeu ao longo da campanha e já desejou sorte ao provável vencedor, o atual governador Sérgio Cabral (PMDB).

“O papel de um candidato quando ele não ganha, em primeiro lugar, é agradecer aqueles que mesmo minoritariamente votaram nele. E o segundo papel é desejar felicidades ao vencedor, e dizer que estaremos sempre juntos colaborando com o Rio de Janeiro. Mesmo quando o povo não vota majoritariamente em você, você continua com o povo, e o povo do rio de Janeiro é maravilhoso, merece nosso apoio, independentemente de suas opções momentâneas eleitorais”, afirmou o candidato verde.

Pesquisa do Instituto DataFolha divulgada no último sábado (2), colocou o candidato à reeleição, Sérgio Cabral, com 67% dos votos válidos, contra apenas 21% de Fernando Gabeira. Fernando Peregrino, do PR, tem 6% das intenções. A vitória de Cabral, ainda no primeiro turno, deve ter a maior vantagem desde a eleição de 1990, quando Leonel Brizola, do PDT, derrotou Jorge Bittar, do PT, com uma diferença de 43 pontos percentuais.

“Eu queria agradecer a todos pela participação nessas eleições, é um momento importantíssimo do Brasil, que nós estamos cumprindo com muita satisfação. Quem vem depois de anos de exílio, vê que esse ritual democrático é muito gratificante. Foi tudo muito bem na campanha, agora vamos esperar o resultado das eleições”, afirmou Gabeira.

“Não só estamos votando, mas estamos ficando mais atentos, discutindo mais os temas. O Brasil evolui apesar das dificuldades. Essa eleição vai marcar um destino importante, uma virada importante para o nosso país”, completou.
 

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host