26/08/2010 - 12h14

"Puxamos o freio de mão ladeira abaixo", diz Cabral sobre educação no Rio

Carlos Bencke
Do UOL Eleições
Em São Paulo

O candidato do PMDB à reeleição ao governo do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, afirmou nesta quinta-feira (26) durante sabatina Folha/UOL que seu governo puxou “o freio de mão ladeira abaixo” na educação. O governador atribuiu à aprovação automática e aos investimentos de outros Estados o fato do Rio de Janeiro ter caído no ranking do Ideb (Índice de Desempenho da Educação Básica). “Se você pegar a gestão de outros Estados, houve nos últimos 20 anos investimentos em educação melhores que o Rio de Janeiro”, afirmou.

Cabral defendeu o sistema de educação, dizendo que o índice de avaliação do Ministério da educação é contaminado pela rede municipal. Segundo ele, a cidade do Rio de Janeiro tem a maior rede de escolas municipais da América Latina. “A aprovação automática na capital interfere drasticamente nesses dados“, disse.

Líder nas pesquisas de intenção de voto, o governador afirmou que investiu na qualificação dos professores, comprou um computador para cada um e investiu na infraestrutura das escolas. “Se ele tiver pós-graduação, ele tem uma gratificação; se ele tiver mestrado, tem uma gratificação, se ele tiver doutorado, ele tem gratificação”, disse. “Todas as salas de aula hoje tem um sistema de som, todas as salas de aula tem um computador, todas tem laboratório de informática”, afirmou. “Vou doar esse laptop para o professor. O acesso banda larga [..] quem paga é o Estado a milhares de professores".

Cabral disse ainda que investiu pesadamente em novas escolas. “Inaugurei mais [escolas] que o governo anterior, mais que os dois governos anteriores. Tem hoje umas 20 escola compradas em obras”, afirmou.

Veja íntegra da sabatina Folha/UOL com Sérgio Cabral

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host