25/08/2010 - 12h29

Gabeira critica trem-bala público e vê êxodo de médicos do Rio para SP

Maurício Savarese
Do UOL Eleições
Em São Paulo

Segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, o candidato do PV ao governo do Rio de Janeiro, Fernando Gabeira, afirmou nesta quarta-feira (25) que o projeto de um trem-bala entre a capital fluminense e a paulista, com previsão de investimento público de R$ 35 bilhões, é um equivoco e que prefere investir em transporte metropolitano se eleito. Ele disse ainda que a situação da saúde no Estado é ruim tanto na rede pública como na particular.

Questionado sobre o projeto do trem bala na sabatina Folha/UOL, Gabeira afirmou: “Se for um investimento levado pelo governo, é uma prioridade equivocada. A prioridade são as pessoas que se deslocam aqui nas regiões metropolitanas. Não podemos investir R$ 35 bilhões quando, com muito menos, posso resolver a situação no Rio”.

O candidato disse que quer ampliar a duração do bilhete único por 3 horas e transformar o cartão em “dinheiro de plástico”, que cobraria as passagens conforme o tempo de permanência dos usuários nos veículos. Gabeira disse também que a prioridade do Estado tem de ser em investimentos no metrô, com a criação da linha olímpica, na Barra da Tijuca, e outra até Itaboraí, na região metropolitana do Rio de Janeiro.

Gabeira também criticou o estado da saúde no Rio de Janeiro e disse que os melhores profissionais fluminenses já estão pegando a ponte aérea para trabalhar. “O sistema público e a rede privada já estão saturados. E São Paulo já transformou a saúde não só em uma industria, mas uma indústria com interface com o turismo. Estamos perdendo oportunidades no Rio”, disse.

“Fui a São Paulo para examinar as AMEs (Ambulatório Médico de Especialidades). Ali os pacientes fazem pequenas operações, coisa de ter alta no mesmo dia. Isso é muito positivo e podemos aplicar no Rio”, disse Gabeira.

Confira a íntegra da sabatina com Fernando Gabeira

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host