26/05/2010 - 12h26

Conheça a trajetória do empresário Guilherme Leal, vice de Marina Silva (PV)

Nascido na cidade de Santos (SP) em 1950, o empresário Guilherme Peirão Leal é o caçula de quatro filhos, tendo se formado em Administração de Empresas pela USP (Universidade de São Paulo). Em 1979, tornou-se sócio da Natura - à época uma pequena loja de cosméticos na rua Oscar Freire, em São Paulo - utilizando recursos do fundo de garantia e da venda de um terreno; antes disso, trabalhou em diversas instituições financeiras e na Fepasa, estatal de transporte ferroviário.

Nos anos 80, Leal integrou o Pensamento Nacional de Bases Empresariais (PNBE), fórum para debater caminhos para o aprofundamento da democracia em contraponto às posições da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Desde então, vem participando da criação de organizações ligadas à sustentabilidade e ao meio ambiente, como o Instituto Ethos - Empresas e Responsabilidade Social, do qual é fundador e membro do conselho. Também integra o conselho da WWF-Brasil e preside o conselho do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).

Seu envolvimento no debate de problemas relacionados ao meio ambiente o aproximou de Marina Silva, cuja chapa à Presidência da República viria a integrar na condição de vice. O empresário, no entanto, hesitou em assumir o posto devido a questões familiares e pelo temor de colocar em risco a própria segurança pessoal.

A indicação de Leal cumpre função semelhante a escolha do também empresário José Alencar como vice de Lula na campanha presidencial de 2002: criar um canal de interlocução com o mercado para afastar temores de uma condução heterodoxa da economia em caso de vitória no pleito de outubro.

Em 2006, estreou na lista das pessoas mais ricas do mundo elaborada pela revista Forbes, com uma fortuna avaliada em US$ 1,4 bilhão; neste ano, atingiu a 463ª colocação no ranking, com uma riqueza estimada em US$ 2,1 bilhão. Em 2004, abandonou as funções executivas da Natura para tornar-se copresidente do Conselho de Administração da companhia. É casado e tem cinco filhos.

 

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host