04/08/2010 - 19h21

Confira a trajetória de Indio da Costa (DEM), vice de José Serra

Do UOL Eleições
Em São Paulo

Desconhecido da maioria dos brasileiros até sua indicação para a vice de José Serra, o deputado federal Antônio Pedro De Siqueira Indio Da Costa, o Indio da Costa, nasceu em 21 de outubro de 1970 e é bacharel em direito pela Universidade Cândido Mendes. É filho do arquiteto Luiz Eduardo Indio da Costa e da decoradora Ana Maria Índio da Costa.

Especialista em Políticas Públicas pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Costa iniciou sua trajetória na política em 1996, ao ser eleito vereador pela capital fluminense. Antes, havia assumido seu primeiro cargo público em 1994, quando tornou-se "prefeito" do Parque do Flamengo.

Em seu primeiro mandato, da Costa apresentou projeto de lei - posteriormente arquivado - para punir quem oferecesse esmolas a pedintes nas ruas do Rio de Janeiro. Na proposta, a mendicância era tida como um "vício". Na época, também tentou proibir, sem sucesso, o comércio de ambulantes na cidade. Reelegeu-se para o cargo para os dois mandatos seguintes (2001-2004 e 2005-2008).

Licenciou-se do cargo em 2000 para assumir a Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura do Rio de Janeiro, durante o mandato do então prefeito César Maia - do qual é até hoje um grande aliado. Permaneceu na pasta até 2006.

Durante sua gestão, foi acusado pela CPI da Merenda na Câmara Municipal de ter favorecido uma empresa na compra de lanches para alunos da rede pública, mas não chegou a ser indiciado.

Iniciou seu primeiro mandato como deputado federal em 2007. No ano seguinte, ganhou destaque quando se tornou sub-relator da CPI dos Cartões Corporativos. Em 2008, conquistou projeção nacional como um dos relatores do Projeto Ficha Limpa. Como deputado, chegou a defender um plebiscito sobre a pena de morte no país.

No mesmo ano, tentou obter a indicação de seu partido para concorrer à prefeitura do Rio de Janeiro, mas foi dissuadido pelo próprio César Maia.

É divorciado da espanhola Olivia Alvarado, com quem tem uma filha de 6 anos, Sofia, que mora na Europa e passa as férias de julho no Brasil com o pai. Em 1998, namorou Rafaella, filha do ex-banqueiro Salvatore Cacciola, preso no Rio de Janeiro.

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host