02/09/2010 - 12h19

Beto Richa diz que não pode pedir "atestado de idoneidade" a quem o apoia

Andréia Martins
Do UOL Eleições
Em São Paulo

O candidato ao governo do Paraná, Beto Richa (PSDB), declarou que, mesmo eleito, a investigação que apura a existência de caixa 2 durante sua campanha a Prefeitura de Curitiba, em 2008, continurá.

“Todos os que estiveram envolvidos foram afastados da minha gestão. Todos os culpados foram punidos, e essa investigação vai continuar”, afirmou o tucano na sabatina Folha/UOL. "Ela [a denúncia] estava sendo maldosamente explorada", respondeu ao ser questionado se discorda da iniciativa do PSDB de pedir a suspensão das investigações desse episódio.

Sobre a manifestação de apoio de um deputado federal do PSB, envolvido na denúncia de caixa 2, Richa disse que não pode “escolher” quem vota nele nem pedir "atestado de idoneidade" a quem o apoia . “Eu vou escolher quem vota em mim? Dizer: 'você não vai votar em mim, não quero o seu voto'? Isso não existe”.

Em 2009, um vídeo gravado em 2008 foi divulgado mostrando 24 candidatos a vereador do PRTB recebendo dinheiro que não foi contabilizado na campanha de Richa para a prefeitura. O então prefeito demitiu três assessores após a divulgação do vídeo. De acordo com a denúncia, alguns candidatos a vereador do PRTB teriam recebido dinheiro para desistir de disputar as eleições municipais para apoiar o tucano.

Durante a sabatina, Richa também afirmou que o pedido para suspender o “Blog do Esmael”, do jornalista Esmael Morais, não significa que ele seja contrário à liberdade de expressão.

“Sou à favor da liberdade de expressão. Até para preservar a boa imprensa, era necessário tirar esse blog marrom do ar. Ele foi contratado para fazer criticas sobre mim, dizer inverdades e me prejudicar”.

O ex-prefeito também teceu críticas ao atual governador Orlando Pessuti (PMDB) ao falar sobre a TV Educativa. “Se eleito, a TV Educativa vai ser administrada por técnicos, por pessoas responsáveis, capazes, para que ajude o Estado do Paraná e não seja objeto do desejo do governador para atingir seus objetivos políticos”.

Richa prometeu um ''olhar especial para agricultura familiar, planejamento de bacias e implementação de 60 patrulhas rodoviárias na zona rural" e disse que vai trabalhar pela reintegração de posse. "Movimentos para criar o caos e a confusão não podem ser tolerados", disse o candidato em referência ao MST (Movimento dos Sem Terra).

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host