03/10/2010 - 12h25

Pará: 75% dos municípios solicitaram a ajuda da Força Nacional

Pedro Peduzzi
Enviado Especial da Agência Brasil a Belém (PA)

Mais dois municípios paraenses (Chaves e Canaã dos Carajás) pediram, na noite de ontem (2), a ajuda da Força Nacional para a segurança das eleições.

Com isso, sobe para 108 – 75% do total de 144 municípios do estado – o número de cidades que solicitaram reforço na segurança. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, o alto número de pedidos decorre principalmente das características geológicas da região, que tem vários municípios situados em regiões de difícil acesso.

Por enquanto, apenas um pequeno vilarejo do município de Chaves apresentou problema. Segundo o tribunal, foram registrados conflitos entre manifestantes de diferentes grupos políticos na Vila Arrozal, localidade com menos de mil habitantes situada na Ilha Caviana, próxima aos limites com o Amapá. Um batalhão do Exército que estava em Macapá foi destacado para ir ao local.

Outro município que pediu, de última hora, a ajuda da Força Nacional foi o de Canaã dos Carajás. Mas, de acordo com o TRE, o pedido foi feito apenas em caráter preventivo.

O TRE informou também que houve queda de energia nos municípios de Tailândia e de Rio Maria. O problema durou pouco menos de uma hora e já foi solucionado.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host